SAÚDE

Projeto Transportando Saúde Cidades atende cerca de 150 caminhoneiros

CCOM / quarta-feira, 4 outubro , 2017

Numa trajetória corrida, percorrendo várias cidades para entregar suas mercadorias no prazo. Essa é a rotina dos caminhoneiros. É pensando no bem-estar desses profissionais das estradas, que o projeto Transportando Saúde nas Cidades ofereceu, em Picos, atendimentos médicos, odontológicos, fisioterapêuticos, nutricionais e outros serviços gratuitos.

A ação ocorreu nessa terça-feira (3), na BR 316, no Posto Corujão, no povoado Mirolândia, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o diretor Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST/SENAT de Picos, que é idealizador do projeto, Rodrigo Saburido, a estimativa era de atender 150 caminhoneiros até o fim do dia.

“O objetivo é proporcionar aos caminhoneiros um checape, onde eles vão fazer uma série de exames rápidos, verificando como anda a saúde, se identificarmos se está com pressão alta, diabetes ou outros problemas nós vamos encaminhar para as unidades de saúde”, disse Rodrigo Saburido.

O caminhoneiro Francisco Nenzim de Queroz, 54 anos, do Ceará, fala com orgulho da sua profissão, dos perigos e da importância dessa ação. “Eu sou caminhoneiro há 30 anos, vivo na estrada correndo perigo de acidentes e assaltos, mas não me vejo fazendo outra coisa. O SEST SENAT está de parabéns pela inciativa de proporcionar esse momento, por que não tempos tempo para cuidar da saúde, eu vou passar por todos os atendimentos”, contou Francisco Queroz.

O fisioterapeuta do SEST/SENAT Lucas Santos ressaltou sobre os cuidados que o motorista deve tomar com a coluna. “Vemos muitos problemas de coluna e estamos procurando levar um melhor atendimento, em casos mais graves, encaminhamos para o SEST SENAT para fazer um tratamento mais detalhados”, focou Lucas Santos.

Durante esse evento os caminhoneiros, passaram por atendimento, como medir pressão, peso, aplicação de flúor, vacina, corte de cabelo e outros, e receberam orientações de como cuidar da saúde. Além disso receberam quites com camisetas, preservativos, bolas fisioterapeutas.

A Secretaria de Saúde de Picos levou vacinação e atendimentos da Coordenação de Saúde do Homem. “Sensibilizamos os motoristas que estão no tráfego a respeito dos cuidados com a saúde, com orientação sobre a hipertensão, a diabetes e sobre a saúde do homem”, pontua a coordenadora Micherlla Almeida.