Clínica Santa Ana

Representantes da Prefeitura de Picos e SMS participam de Audiência Pública que tratou sobre a prestação de serviços da Clínica Santa Ana

O tema debatido durante a Audiência Pública foi sobre a suspensão dos serviços auditivos e visuais.

Representantes do executivo e legislativo municipal participaram da Audiência Pública (Foto: Maria Ivonete)

/ CCOM / segunda-feira, 29 agosto , 2022

Por: Maria Ivonete

Visando cada vez mais um acesso de qualidade aos serviços de reabilitação para a população, a Secretaria de Saúde de Picos, através do órgão jurídico da pasta, participou na manhã desta segunda-feira, 29 de agosto, de uma Audiência Pública, realizada na Câmara dos Vereadores para tratar sobre os atendimentos suspensos da Clínica Santa Ana.

A sociedade em geral esteve presente na realização da Audiência Pública (Foto: Maria Ivonete)

O tema debatido durante a Audiência Pública foi sobre a suspensão dos serviços auditivos e visuais, que ocorreu no último mês de maio, na Clínica Santa Ana devido à falta de demanda para cumprir o quadro de metas a serem atingidas mensalmente pela instituição.

Na ocasião o Analista Jurídico da SMS, Murilo Barbosa, representou a Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Gil, que não pode estar presente devido outras demandas da sua agenda. Ele explicou durante sua fala que a SMS não tem responsabilidade sobre a suspensão dos serviços da Clínica Santa Ana.

“Nós da Secretaria de Saúde somos responsáveis apenas pela fiscalização, ou seja, acompanhando se os serviços estão sendo prestados corretamente, também somos responsáveis pelos repasses do dinheiro que é mandado pelo Ministério da Saúde e acompanhar todo o fluxograma da entrada dos usuários no Sistema de Saúde. Então, infelizmente em maio fomos surpreendidos com um oficio do Ministério da Saúde, comunicado que os recursos para os serviços auditivos e visuais estavam suspensos, então destaco que o Município não teve participação nessa decisão”, explicou o Analista Jurídico

Murilo Barbosa, Analista Jurídico (Foto: Maria Ivonete)

Murilo Barbosa ainda destaca que o papel da SMS neste momento é de total parceria com a Clínica Santa Ana e que a Secretaria está trabalhando na facilitação do acesso dos pacientes a Clínica, para que as metas sejam atingidas e os serviços normalizados o quanto antes.

“Nosso papel neste momento é de parceria com a Clínica Santa Ana e de solidariedade com todos os usuários que estão sendo prejudicados pela suspensão dos serviços. Nós da SMS estamos trabalhando para facilitar ainda mais o acesso dos pacientes aos serviços da Clínica, e cabe a Clínica fazer as questões de divulgação para ver se conseguimos os pacientes e os serviços não sejam fechados”, frisou Murilo Barbosa.

Na oportunidade a Procuradora do Município, Yara Bezerra, reiterou o compromisso e trabalho que a Secretaria de Saúde de Picos tem realizado para solucionar as demandas que surgem sobre a Clínica Santa Ana.

“A SMS desde o início que a Clínica recebeu o comunicado de suspensão dos serviços, tem trabalhado na solução das demandas que estão surgindo sobre esse problema. Nessa questão atual da decisão do Ministério da Saúde de suspender recursos, a Secretaria tem realizado inúmeras reuniões buscando junto aos municípios vizinhos esclarecer dúvidas de regulação, fazendo reuniões com a Clínica sempre que eles solicitam, e com o Ministério da Saúde para que juntos possamos buscar soluções para que o serviço seja mantido”, pontuou a Procuradora.

Procuradora do Município, Yara Bezerra (Foto: Isael Pereira)

Participaram da Audiência, o Presidente da Câmara dos Vereadores, o Vereador Chaguinha, o Vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Pedro Pio, e demais Vereadores do Município, além dos representantes da SMS e da Clínica Santa Ana e a população em geral, como usuários dos serviços ofertados pela Clínica.

Veja mais imagens!

Acompanhe a entrevista na íntegra!