Reunião!

Representantes do MEC e do curso de medicina da UFPI se reúnem com Secretário de Saúde para reafirmar parcerias entre instituições

Aldo Gil recebeu a visita de cortesia dos representantes do MEC e da UFPI e reafirmaram parcerias e ações que viabilizam a formação de médicos do curso de medicina de Picos.

Reunião objetivou reafirmar parceria entre a Saúde de Picos e o curso de medicina da UFPI (Foto: Maria Ivonete)

/ CCOM / quinta-feira, 18 novembro , 2021

O Secretário Municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil de Medeiros, recebeu na manhã desta quinta-feira (18), representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, precisamente do curso de Medicina. Na ocasião, a visita de cortesia objetivou reafirmar parcerias da Saúde do Município com o curso de medicina da UFPI.

A Dra. Patrícia Batista, Coordenadora do Curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos, esteve presente na reunião, na ocasião, ela falou que trouxe representantes do MEC e afirmou que há uma parceria forte entre a SMS e o curso de medicina.

“Hoje estivemos juntos com a equipe do MEC, que faz um acompanhamento e monitoramento das escolas médicas. Esse monitoramento é normal e acontece sempre. Eles quiseram vir conversar com o Secretário para reafirmar a importância da colaboração da Secretaria Municipal de Saúde com o curso de medicina. Pois, esse curso é do município de Picos, com isso, ganha o aluno, ganhas as pessoas que vem a Picos e principalmente a população da cidade, que tem os profissionais aprendendo e no final das contas podem passar a morar aqui”, disse a Coordenadora.

Dra. Patrícia Batista, Coordenadora do Curso de Medicina da UFPI de Picos (Foto: Maria Ivonete)

Atualmente o curso de medicina da UFPI de Picos conta com 5 turmas. Sendo que a primeira turma já está no internato que é a fase final do curso. Dra. Patrícia Batista ressalta que o Secretário, Aldo Gil, sempre proporcionou formas de apoio ao curso. “Por isso, trouxe os representantes do MEC aqui, para ouvirem do próprio Secretário, a ajuda e a abertura que o município dispõe para o curso”, destacou a Dra. Patrícia Batista.

O Secretário de Saúde, Aldo Gil, fala da importância do curso de medicina para a cidade de Picos, pois fomenta a formação de novos profissionais, que é, segundo ele, uma área muito importante.

“Desde o início, temos um convênio elaborado lá no começo da nossa gestão, onde viemos alinhando durante o ano, algumas questões, como estágio, locais que os médicos pudessem estarem treinando, entre outros assuntos. Depois de várias videoconferências alinhamos e agora vem dando tudo certo. Os alunos de medicina da UFPI de Picos estão estagiando em toda a Atenção Básica do município de Picos, também no CIEM e SAMU. Abrimos as portas desde o início para que esse curso possa caminhar de forma que venha formar profissionais de qualidade”, disse Aldo Gil.

Secretário, Aldo Gil, recebeu os representantes da UFPI e do MEC em seu gabinete (Foto: Maria Ivonete)

O Secretário ainda ressaltou que a reunião abordou sobre a regulamentação desses convênios, para que os mesmos não fiquem a cargo da vontade de futuros gestores, dando segurança para garantir um andamento contínuo de qualidade com essa parceria.

“O convênio tem a duração de 5 anos, mas ele não tem segurança jurídica, qualquer uma das partes pode romper esse convênio. Então, a saída ideal e segura é a regulamentação, vamos estar estudando esse Projeto de Lei para estarmos enviando a Câmara que dê segurança ao curso de medicina e ele possa continuar por muitos anos formando médicos de qualidade” finalizou Aldo Gil.

Acompanhe as entrevistas na íntegra!