saúde da mulher

Saúde de Picos intensifica atividades de promoção à saúde da mulher

CCOM / quarta-feira, 18 novembro , 2020

A Secretaria de Municipal de Picos (SMS) por meio da coordenação da mulher nos últimos meses intensificou os serviços na promoção à saúde da mulher. A SMS promoveu uma série de atividades que visam ampliar, qualificar e promover atenção integral a saúde da mulher.

Coordenadora da mulher, Viviane de Araújo Bezerra.

“Após 6 meses os atendimentos  nas estratégia da saúde da família  direcionado apenas  para o combate à pandemia causado pelo novo coronavirus  e em setembro 2020 aconteceu o retorno das atividade de atenção a saúde da mulher”, comentou a coordenadora da mulher, Viviane de Araújo Bezerra.

De acordo com a Coordenadora da Mulher,  foram realizados diversos tipos de exames nos últimos dois meses, como por exemplo: 491 Citopatologicos para prevenção e diagnostico precoce de alterações/processos patológicos de Colo do Útero; 426  mamografia para o rastreio do câncer de mama para prevenção e diagnostico precoce;118 testes rápidos de HIV;103  teste rápido Sífilis (5 testes de gestantes positivos e já em Tratamento);104 teste rápido HBV e  91 teste rápido HCV.

Também foram intensificadas atividades de combate a violência contra a mulher através de vídeo publicado nas mídias digitais sobre o fluxo de atendimento e apoio na Estratégia da saúde da Família (ESF) divulgado para os grupos de whatshap e população em geral, visto que atividades coletivas presencias estão suspensas devido à pandemia causada  pelo novo Coronavirus.

O Município de Picos conta com a rede de apoio nas 36 unidades Básica de Saúde (UBS), Hospital Regional Justino Luz , serviço de atenção  as mulheres vitimas de violência sexual(SAMVVIS), Delegacia da Mulher e Clinica integrada  de Saúde da Mulher (CLISAM).