Saúde de Picos promove abertura oficial da campanha Outubro Rosa

Essa mobilização é realizada anualmente em todo o mundo, no mês de outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Exames de mamografias estão sendo ampliados durante a campanha (Foto: Daniel Holanda)

/ CCOM / quinta-feira, 13 outubro , 2022

Por: Daniel Holanda

Com objetivo de fazer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira, 13 de outubro, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Bairro Junco.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente, no mês de outubro, possui a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo a Secretária de Saúde, Tatiane Gil, a SMS aumentou a oferta de exames de mamografia.

“Hoje estamos fazendo a abertura na UBS do Junco, é um mês de conscientização onde fazemos palestras. Com o aval do prefeito, Gil Paraibano, aumentamos a oferta de exames de mamografia, então todas as mulheres no período certo de fazer esse exame terão vagas ilimitadas durante todo esse mês”, afirmou a Secretária de Saúde.

Secretária de Saúde, Tatiane Gil (Foto: Daniel Holanda)

De acordo com o Coordenador da Saúde da Mulher, o enfermeiro Taylon Yago, os exames serão feitos em todas as UBS do município e o público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos de idade. “O Ministério da Saúde recomenda a faixa de idade para a prevenção, mulheres que possuem de 50 a 69 de idades. Então o médico vai avaliar a necessidades e vai solicitar o rastreamento precoce, essa é a prevenção”, disse o Enfermeiro.

Coordenador da Saúde da Mulher, Taylon Yago (Foto: Daniel Holanda)

A mulheres interessadas em fazer o exame devem comparecer a UBS mais próxima de sua residência, munidos com o documento de identificação e o cartão do SUS.

Participaram da ação, colaboradores da SMS e UBS do Junco, além do público em geral.

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!