Combate

Saúde de Picos promove palestra em alusão ao dia Mundial de combate as diabetes

No mês de novembro a SMS vai intensificar as ações de combate e alerta sobre as diabetes.

Profissionais da saúde destacam os riscos e malefícios da diabetes (Foto: Daniel Holanda)

/ CCOM / terça-feira, 14 novembro , 2023

Por: Daniel Holanda

Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os perigos das diabetes, a Prefeitura de Picos por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta terça-feira (14), uma palestra voltada ao combate das diabetes. O evento aconteceu na UBS do Bairro Samambaia.

De acordo com o enfermeiro e palestrante, Bartolomeu Pita, a palestra vai abordar os principais riscos da doença, e os meios eficazes de como a preveni-la. “A gente vai abordar principalmente os fatores de riscos que levam a questão da diabetes, os fatores genéticos que podem levar também, mas alertar as pessoas sobre essa comorbidade que muitas vezes é silenciosa. Um dos principais fatores que podem causar as diabetes é a obesidade e o sedentarismo”, falou o Enfermeiro.

Enfermeiro e palestrante, Bartolomeu Pita (Foto: Daniel Holanda)

Segundo o Coordenador de Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo, Andreolly Mark, nesse mês de novembro a SMS vai intensificar as ações de combate à doença.  “A gente vai estar realizando diversas ações durante esse mês. Durante todo ano, nossas UBS estão com os profissionais da saúde aguardando vocês que tem algum problema relacionado a diabetes”, destacou o Coordenador.

Coordenador de Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo, Andreolly Mark (Foto: Daniel Holanda)

Para o morador do Bairro Samambaia, José Gonçalves de 61 anos de Idade, a palestra é de extrema importância para a população local. “Essa palestra é de extrema importância porque vai orientar as pessoas. Bartolomeu sempre faz reunião com a gente, e traz nutricionistas e fisioterapeutas para orientar. Gostaria de agradecer porque o Posto de Saúde está funcionando bem”, pontuou o morador.

José Gonçalves, morador do bairro (Foto: Daniel Holanda)

DIA MUNDIAL DE COMBATE AS DIABETES

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção.

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!