Dia Internacional das Trabalhadoras Sexuais

Saúde de Picos promove roda de conversa para Profissionais do Sexo em alusão ao Dia Internacional das Trabalhadoras Sexuais

O evento ocorreu no Bar da Maria Pretinha, localizado no Bairro São Vicente.

Ação em alusão ao Dia Internacional das Trabalhadoras Sexuais (Foto: Arquivo pessoal)

/ CCOM / sexta-feira, 1 julho , 2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, em parceria com Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Associação das Profissionais do Sexo do Município de Picos-Piauí (APROSEP), CAPS AD, e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realizou na manhã da última, quinta-feira, 30 de junho, uma roda de conversa para as profissionais do sexo de Picos, em alusão ao Dia Internacional das Trabalhadoras Sexuais, que é comemorado em 02 de junho.

Por que 02 de junho?

Essa data é celebrada em homenagem ao dia 02 de junho de 1975, dia esse marcado pelo ato de resistência e força de mais de 100 prostitutas que ocuparam a Igreja de Saint-Nizier de Lyon na França, para chamar a atenção das pessoas para a situação de violência e assédio exercido pela polícia na época.

Na ocasião, Leonisia dos Santos, representante da Associação das Profissionais do Sexo do Município de Picos-Piauí (APROSEP) falou sobre o que foi discutido na roda de conversa.

“Esse tipo de momento, é para intensificar ainda mais as nossas ações, para repassar informações, e quebrar tabus existentes contra nossa profissão. Também contamos com a colaboração dos nossos parceiros, Secretaria de Saúde, CAPS AD, CTA e CEREST, que trouxeram informações valiosas, principalmente sobre a saúde mental, pois durante esse momento de pandemia, muitas mulheres desenvolveram depressão, então achamos melhor destacar a saúde mental, nesta ação especifica”, explicou Leonisia.

Leonisia dos Santos, representante da Associação das Profissionais do Sexo do Município de Picos-Piauí (APROSEP) (Foto: Maria Ivonete)

O Coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes, esteve presente no local e conta como é importante dar visibilidade e oportunidade para essas mulheres terem acesso aos diversos serviços disponíveis tanto no CTA, quanto em outras áreas da saúde pública do município.

“Essa roda de conversa alusiva ao Dia Internacional das Profissionais do Sexo é no mês de junho. Então, foram trocadas experiências, dificuldades vividas, abordamos também os serviços disponíveis para essas pessoas, o CAPS AD, falou sobre a saúde mental, o CTA, abordou sobre as Infecções sexualmente transmissíveis. Então foi um momento bastante produtivo, pois, além desse repasse de informações, nós deixamos claro que estamos abertos para auxiliar essas para elas em qualquer demanda que elas precisarem”, pontuou o Coordenador.

Coordenador Administrativo do CTA, Fábio Bernardes (Foto: Maria Ivonete)