Fibromialgia e Lúpus

Saúde de Picos realiza ação de conscientização sobre o Lúpus e Fibromialgia

As ações tiveram início no último domingo (07), com uma caminhada na Avenida Severo Eulálio.

Ação de conscientização sobre o Lúpus e Fibromialgia (Foto: Jackelany Vasconcelos)

/ CCOM / quarta-feira, 10 maio , 2023

Na manhã desta quarta-feira (10), a Saúde de Picos, em parceria com o grupo de pessoas com fibromialgia do município, realizou uma ação de conscientização sobre o Lúpus e Fibromialgia, visto que, hoje, é o Dia Mundial do Lúpus.

A Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Já o Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar.

A ação aconteceu na Praça Félix Pacheco, e consistiu em uma roda de conversa com os profissionais da Saúde de Picos, Núcleo de Apoio à Família – NASF, e com os membros do grupo de pessoas com lúpus e fibromialgia do município.

Integrante do grupo de pessoas com fibromialgia e lúpus de Picos, Dark Cardoso, explicou acerca da ação. “Esse momento é de fundamental importância, nós somos um grupo de pessoas com fibromialgia e lúpus, e hoje, 10 de maio, é o Dia Mundial do Lúpus. Então, nós estamos fazendo essa ação aqui na Praça Félix Pacheco para dar visibilidade e continuidade a uma semana de conscientização, sensibilização e enfrentamento da fibromialgia, que iniciou dia 07, com uma caminhada na Severo Eulálio, com total apoio da Secretaria de Saúde”, explicou.

Dark Cardoso, integrante do grupo de pessoas com fibromialgia de Picos (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Presente à ocasião, a Coordenadora do NASF, Layane Pio, frisou a importância do momento. “Esse momento é de suma importância para que a gente possa sensibilizar a população sobre a fibromialgia e o lúpus, doenças que ainda são um pouco desconhecidas, mas que merecem muita atenção, visto que, elas vêm acometendo muitas pessoas, inclusive muitas mulheres”.

Coordenadora do NAF, Layane Pio (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Layane Pio ressaltou, ainda, a contribuição que a SMS de Picos vem dando para as pessoas acometidas por essas doenças. “A Secretaria de Saúde, no momento, está disponibilizando as equipes do NASF, com o apoio da equipe multidisciplinar de psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, para que essas pessoas possam estar se direcionando às Unidades Básicas de Saúde de seu bairro à procura desses profissionais, que estão lá para prestar orientações”, ressaltou.

Na sexta-feira (12), Dia Mundial de Conscientização e Enfretamento à Fibromialgia, acontecerá o encerramento das ações, na Câmara dos Vereadores, com a presença das autoridades e das pessoas com fibromialgia de Picos.

Veja mais imagens!