Capacitação

Saúde de Picos realiza capacitação com todos os ACS para atualização do Sistema E-SUS

“Essa capacitação vai melhorar o acesso e facilitar as informações, tanto no sistema, quanto a nível de comunidade, de área territorial e de atuação”

Capacitação para ACS no PREMEN (Foto: Daniel Holanda)

/ CCOM / quinta-feira, 17 março , 2022

Por: Daniel Holanda e Valdo Benedito

Para facilitar o acompanhamento dos usuários, bem como permitir a busca de dados e o planejamento das ações para o município, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, (17), uma capacitação com todos os Agentes Comunitários de Saúde.

Capacitação para atualização do e-SUS (Foto: Valdo Benedito)

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com 185 ACS em atividade. O encontro aconteceu no auditório da Escola Técnica Estadual Petrônio Portela – PREMEN, e teve como objetivo a atualização das novas versões do sistema e-SUS.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Tânia Luz, a capacitação vai servir para melhorar os indicadores de saúde em Picos.  “Com isso, vai diminuir as inconsistências no sistema, vai facilitar o acesso dos usuários aos serviços, consequentemente, vamos melhorar os indicadores do Previne Brasil no município de Picos”, pontuou a coordenadora.

Coordenadora de Atenção Primária, Tânia Luz (Foto: Daniel Holanda)

A capacitação foi ministrada pelo coordenador do e-SUS, Jocta Holanda, que, em depoimento, informou que a capacitação ocorre como captação ponderada, já que se direciona aos profissionais. “Os ACS têm, por principal questão, o cadastro das pessoas dentro do município. Tanto o cadastro individual, como domiciliar”, disse Jocta Holanda.

Coordenador do sistema e-SUS, Jocta Holanda (Foto: Valdo Benedito)

O Coordenador ressalta que, com a adesão dos cadastros no sistema, o Ministério verificará as condições do município nas questões que tangem à saúde a cada quadrimestre.

Para a agente Josenildes Nunes, essa formação é um aprendizado que veio facilitar e sanar questões dos Agentes de Saúde. “Com essa capacitação, vai melhorar o acesso e facilitar as informações, tanto no sistema, quanto a nível de comunidade, de área territorial e de atuação”, relatou a agente.

Agente Comunitária de Saúde, Josenildes Nunes. (Foto: Nayara Paiva)

Presente ao evento, o Secretário Municipal de Saúde, Aldo Gil, ressaltou a importância de todos os participantes envolvidos e falou sobre o E-Sus.

“O e-Sus AB é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, que tem a função de reestruturar todas as informações da atenção primária. É um software completo que vai agilizar trabalhos como emissão de receituários, requisição de exames, entre outros. E os ACS são fundamentais para que esse serviço aconteça de forma eficiente. Ganha a gestão e também a comunidade de usuários que terão um atendimento mais célere para solucionar suas demandas em saúde” explicou o secretário.

Secretário Municipal de Saúde, Aldo Gil de Medeiros, em discurso.

O que é o e-SUS?

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar o registro de informações das ações realizadas na Atenção Básica em nível nacional. O e-SUS AB faz parte do programa de informatização do processo de trabalho e da qualificação da informação, que visa, acima de tudo, a eficiência no sistema eletrônico de informações na atenção primária à saúde, o que facilitará o acesso de usuários e o manejo das secretarias de saúde em todo o país, acerca dos dados eletrônicos que compõem a base do sistema de Atenção Básica do SUS.

Confira na íntegra a entrevista com Jocta Holanda:

CCOM/PMP