Vacinação!

Saúde de Picos realiza Dia D de Vacinação contra gripe e sarampo

A vacinação para crianças e idosos se estenderá até o dia 3 de junho e poderá ser realizado em qualquer UBS que tenha sala de vacinação.

Coordenadores da SMS participaram da solenidade do Dia D de Vacinação (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / sábado, 30 abril , 2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenadoria de Imunização, realizou neste sábado, 30 de abril, o Dia D de Vacinação contra gripe e sarampo. Uma solenidade realizada no Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião (PAIM), objetivou levar informações e orientações sobre a campanha de imunização.

A Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, afirma que foi dado início a vacinação contra influenza e o sarampo. Contra a influenza poderão ser vacinados os idosos de 60 anos e mais e crianças de 06 meses a 4 anos. Já contra o sarampo, o público são crianças de 09 meses a 4 anos. Segundo ela, todas essas crianças e idosos deverão ser contemplados com a vacinação, mesmo que já tenham recebido doses desse imunizante em anos anteriores.

PAIM realizou vacinação exclusiva para crianças (Foto: Isael Pereira)

“A vacina deste ano está protegendo contra as novas cepas do vírus da influenza, que são as que estão em circulação no momento. Agora com a flexibilização do uso de máscaras e medidas restritivas, essas doenças de alta transmissibilidade como influenza e sarampo estavam em baixa, devido a esses cuidados, mas agora, voltaram a circular com maior frequência, por isso a necessidade de tomarem as vacinas” afirma a Coordenadora.

Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes (Foto: Isael Pereira)

Mariana ainda conta que a vacinação se estenderá por todo mês de maio, indo até 03 de junho. Os pais podem estar levando as crianças para vacinarem até esse período. Mariana Fontes diz que o município dispões de 15 salas de vacinação fixas, mas no Dia D de Vacinação, estão em funcionamento 21 salas, das 08:00h às 16:00h.

“As UBS que não possuem sala de vacina fixa, principalmente as da zona rural, estarão agendando o dia de estar levando as vacinas, para facilitar o acesso a população. Notamos de início uma grande procura, e montamos uma descentralização, com isso, não temos grandes filas, tanto para crianças, como idosos que estão sendo vacinados”, conclui Mariana Fontes.

Secretária de Saúde, Tatiane Gil (Foto: Isael Pereira)

A Secretária Municipal de Saúde de Picos, Tatiane Gil, acompanhou de perto o pontapé inicial do Dia D de Vacinação. Para ela, qualquer que seja a imunização é de extrema importância.

“Estaremos com a vacinação ativa durante todo mês de maio, em 15 salas de vacina, onde a população pode procurar a qualquer dia. Sabemos a importância da imunização, passamos agora pelo Covid, e vimos que somente com a vacinação é que o mundo conseguiu ficar mais tranquilo. Reforço qualquer forma de imunização para qualquer doença, é muito importantíssimo”, disse a Secretária.

Na ocasião, também participaram da solenidade, Mauriceles Macedo, Coordenadora do PAIM, Tânia Luz, Coordenadora da Atenção Primária, Fabrícia Borges, Coordenadora da Rede de Frios, Robsoncley Viana, Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos e outros membros da SMS, além de pais e crianças que foram vacinar.

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!