Projeto

Saúde de Picos se prepara para realizar segunda etapa do Projeto Passo à Frente

A segunda etapa do projeto consiste em realizar cadastros de pessoas com deficiência para a aquisição de equipamentos como próteses, órteses e outros meios auxiliares de locomoção.

Sede da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / terça-feira, 26 abril , 2022

Por: Maria Ivonete

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, está realizando a segunda etapa do Projeto Passo à Frente. Esta etapa consiste no cadastro de pessoas com deficiência, diabéticos, idosos ou portadores de algum tipo de dificuldade de locomoção, para aquisição de equipamentos como próteses, órteses, meios auxiliares de locomoção, cadeiras de rodas e banho, calçados para pé diabético e demais produtos ortopédicos. O período inicial para realização dos cadastros ocorrerá até o dia 06/05.

A Coordenadora de Assistência Social da SMS, Maninha, falou sobre o Projeto Passo à frente. Segundo ela, o projeto é um programa itinerante que atua de Norte ao Sul do Piauí, levando equipamentos ortopédicos e meios auxiliares de locomoção.

“Essa segunda etapa do projeto aqui em Picos, acontecerá em parceria com as equipes das UBS, iremos fazer processos solicitando esses meios de locomoção e as pessoas que possuírem qualquer tipo de deficiência será avaliada durante esse período, do dia 9 a 13 de maio, e posteriormente será entregue tudo que for solicitado através das UBS”, explica a Coordenadora.

Coordenadora de Assistência Social da SMS, Maninha (Foto: Isael Pereira)

De acordo com Maninha, as Unidades Básicas de Saúde de Picos (UBS) têm toda autonomia para solicitar esses objetos, só é preciso que o paciente leve as seguintes documentações: RG, CPF, Comprovante de Residência, solicitação do Fisioterapeuta ou do Médico Especialista.

“As UBS têm disponibilidade de documentação para solicitar esses objetos, só é necessário que a pessoa que deseje esses meios auxiliares de locomoção, leve até a UBS os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de residência, solicitação do Fisioterapeuta ou do Médico Especialista. A partir deste momento é montado um processo, que é entregue a Secretaria de Saúde durante os dias do projeto, que é do dia 9 a 13 de maio”, conta Maninha.

Segundo a Coordenadora de Assistencial da SMS, Maninha, a Secretaria solicitou que os Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros, e Assistentes Sociais das Unidades Básicas de Saúde, intermediassem o assunto para a população que necessitam de algum destes objetos de meio de locomoção para procurar as UBS para fazerem esse cadastro até o dia 06 de maio.

Por fim, a Coordenadora enfatiza sobre outra demanda que o Projeto Passo à Frente, estará disponibilizando. “Enfatizo ainda que na demanda deste projeto, vamos ter a questão dos calçados para Pé Diabético, que são pessoas que tem diabete e precisa deste calçado para amenizar e prevenir acidentes”, finalizou a Coordenadora.

Além de proporcionar ajuda e apoio a própria demanda da população da cidade, a Secretaria de Saúde de Picos, está disponibilizando todo suporte e logística para que pacientes de 11 municípios vizinhos possam ser atendidos em Picos, tendo em vista que o município de Picos é a sede do Projeto Passo à Frente.

Acompanhe a entrevista na íntegra!