Atividades na Semana Nacional de Combate ao Fumo

Saúde promove atividades na Semana Nacional de Combate ao Fumo

CCOM / segunda-feira, 27 agosto , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Tabagismo realizou na manhã desta segunda-feira (27), o terceiro encontro de terapia com o grupo de usuários que estão em tratamento contra o vício do cigarro, no PSF do Canto da Várzea I e II.

A coordenadora do tabagismo Micherla de Brito Almeida explica “Essa semana é muito importante e todos os presentes nessa terapia estão combatendo o tabagismo que é uma doença crônica, não transmissível e que acontece por meio da dependência, uma droga tão pequena que causa grandes malefícios”, disse.

A reunião ainda contou com a presença da enfermeira Kelliane Costa que falou sobre a importância de deixar de fumar e seus benefícios e do nutricionista Tiago Hipólito que abordou temas como as melhorias físicas já encontradas após a diminuição do cigarro, alimentos e hábitos que ajudam nessa fase de tratamento e o incentivo a prática de atividades físicas.

O senhor Paulo Afonso da Silva, 57 anos relata que começou a fumar aos oito anos de idade. “Sou fumante há quase cinquenta anos, fumava em média sessenta cigarros por dia, estou fazendo o tratamento e já alcancei bons resultados e sinto que desta vez vou conseguir parar de fumar”, afirma.

A coordenadora do tabagismo ainda falou sobre a dificuldade que os pacientes encontram nesse período e a importância dessas conversas em grupos com profissionais que ajudam os usuários com relatos e experiências.

“Esse momento de interação e de conversa serve para eles se motivarem e quem vê de fora não percebe a importância que isso trás, compartilhamos vivencias e dificuldades, além de melhorias e benefícios que eles percebem no seu corpo durante o tratamento” explica.

Os próximos encontros serão realizados nesta segunda-feira às 14:30hs no Posto de Saúde do Bairro Morada do Sol e terça-feira às 14:30hs no Belinha Nunes, bairro São Vicente. A coordenadoria ainda realizará na próxima quarta-feira, (29), na Unidade Básica de Saúde, Cecília Neri, rua Luis Nunes, 352, no bairro São José um evento de encerramento em alusão ao Dia Nacional do Combate ao fumo.

Estagiária: Vitória Ellen