Prevenção da Gravidez

Saúde realiza I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência na próxima segunda-feira (25)

CCOM / sexta-feira, 22 fevereiro , 2019

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, CMDCA, Conselho Tutelar e Selo UNICEF vão realizar a  I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de Fevereiro de 2019, no Auditório do Centro Estadual Educacional Profissional Petrônio Portela, com o tema: “Proteger e cuidar de adolescentes: informação e acesso para escolhas saudáveis”.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798/2019, que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº   8.069/1990), como uma ação “a ser realizada anualmente pelo poder público , com o objetivo de disseminar  informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”.

“A expectativa é imensa para nossa primeira Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência de Picos. Por isso, faço o convite a sociedade, aos adolescentes, aos profissionais e aos representantes de todos órgãos do município para que venham e participem conosco desses dias de promoção de saúde, de prevenção, de informações seguras e de troca de ideias para que assim, possamos garantir que nossos adolescentes sejam bem informados e conscientizados e possam viver sua adolescência sem precisar ultrapassar etapas. Lembrando que nossas ações de prevenção se estendem por todo o ano nas UBS’s do município, nas escolas, nos CRAS e com nossos multiplicadores após os dois dias de evento”, comentou o Coordenador de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Bruno Santos.

Segue a programação:

1º DIA: 25/02- Segunda-feira

8h:30min Acolhida e Abertura Oficial:

Equipe dos CRAS Parque de Exposição/ Morada do Sol

Palestra: O impacto da gravidez na adolescência no meio social: saúde, convivência e desenvolvimento humano.

PÚBLICO ALVO: Adolescentes, pais e responsáveis, conselheiros municipais e profissionais das políticas públicas de atendimento ao adolescente e educadores;

RESPONSÁVEIS: Enfermeira (o) e Psicóloga (a);

INTERVALO: Lanche

Roda de Conversa: As consequências advindas da gravidez na adolescência para permanência do aluno na escola;

RESPONSÁVEIS: Secretaria Municipal de Educação;

2º DIA: 26/02- Terça-feira

8h:30min Acolhida

Palestra: Conhecendo e desmistificando as doenças sexualmente transmissíveis;

RESPONSÁVEIS: Enfermeira (o) da ESF;

Caixa de perguntas

INTERVALO: Lanche

Painel do Conselho Tutelar: Casos de Gravidez e os seus encaminhamentos, acompanhamentos e resoluções a nível do município de Picos;

RESPONSAVEIS: Conselho Tutelar

Dinâmica de Interação e fechamento das ações

RESPONSÁVEIS: Equipe do NASF