EXPANSÃO

Secretaria de Saúde de Picos implanta testes rápidos em 25 UBSs

CCOM / segunda-feira, 22 janeiro , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está ampliando a disponibilidade de locais para realização de testes rápidos em Picos. A partir deste mês de fevereiro, mais 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ofertarão os exames para gestantes e parceiros, totalizando 25 UBSs com a disponibilidade do serviço.

Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, Thaís Barros, desde o ano passado, a SMS capacita os profissionais e trabalha para a expansão do serviço. “Com a implantação do serviço nas Unidades Básicas de Saúde, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) atenderá somente pessoas vulneráveis e gestantes de áreas onde as unidades não realizem ainda os testes; as outras serão atendidas no próprio posto de saúde”, explica.

A proposta é de que, até abril deste ano, todas as disponibilizem os testes. “Com isso, estamos facilitando o acesso das gestantes ao exame; podemos ter uma ideia da situação epidemiológica por área; ganhamos agilidade nos resultados; e facilitamos o tratamento. Se houver necessidade, a gestante é encaminhada ao CTA ou tratada pelo clínico geral na própria unidade básica”, pondera a coordenadora.

Os testes rápidos são gratuitos, realizados para diagnóstico de doenças, como HIV, hepatites, sífilis. Após fazer os testes, o resultado sai em 15 minutos. Caso seja positivo, o paciente é encaminhado para tratamento imediato.

O Centro de Testagem e Aconselhamento atua realizando exames, aconselhamento e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

UBSs COM TESTES RÁPIDOS

UBS de Lagoa Cumprida
UBS do bairro Aerolândia
UBS Belinha Nunes I e II (bairro São Vicente)
UBS do bairro Morada do Sol
UBS Vicente Baldoíno I e II (bairro Junco)
UBS Paraibinha
UBS do povoado Torrões
UBS do bairro Canto da Várzea I e II
UBS do bairro Pantanal

UBSs EM FASE DE IMPLANTAÇÃO

Povoado Coroatá
Povoado Fátima do Piauí
Povoado Samambaia
Povoado Tabuleiro dos Pio
UBS Antenor Neiva (bairro Centro)
UBS bairro Ipueiras I e II
Bairro Conduru
Bairro Parque de Exposição
Bairro Passagem das Pedras