Setembro Amarelo

Secretaria de Saúde de Picos promove caminhada em alusão ao Setembro Amarelo

A caminhada teve início em frente à Secretaria de Saúde e seguiu em direção à Praça Josino Ferreira.

Profissionais da Saúde e estudantes da área realizaram uma grande mobilização pelas ruas de Picos (Foto: Jackelany Vasconcelos)

/ CCOM / sexta-feira, 9 setembro , 2022

Por: Rawena Sousa

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta sexta-feira, 09, uma caminhada em alusão ao Setembro Amarelo. A movimentação contou com autoridades da área da saúde, alunos do curso de Psicologia da Faculdade R. Sá e integrantes do Projeto PET-Saúde.

Durante o mês de setembro as ações relativas a valorização da vida são intensificadas (Foto: Jackelany Vasconcelos)

A Secretária de Saúde, Tatiane Gil, falou sobre o significado da campanha e importância de eventos como esse na cidade de Picos. “Trabalhamos a prevenção e valorização da vida, onde os casos de suicídio têm aumentado cada vez mais. Então, é uma campanha que tentamos conscientizar as pessoas a procurarem ajuda a qualquer dificuldade ou problema que sentirem. Que procurem a família, os centros de ajuda especializados. Nos CAPS nós contamos com psicólogos e psiquiatras” comentou a Secretária.

Secretária de Saúde, Tatiane Gil (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Tatiane Gil ainda destacou que há uma ocorrência maior de casos após a pandemia do coronavírus e a necessidade de se intensificar essa mobilização. “Devido esse período de isolamento social desenvolveu-se vários medos, então tudo isso contribuiu para esse aumento de casos de suicídio. É necessário intensificarmos cada vez mais essas campanhas de prevenção para que as pessoas saibam que possam contar com apoio dos familiares e de toda uma assistência para que sejam evitados esses casos”, falou Tatiane Gil.

Ainda na ocasião, a Coordenadora do CAPS II, Aurelândia Leal, fez um chamado à população, na participação ativa dessa campanha a fazer todos tomarem conhecimento dos serviços ofertados pelo município. “Picos oferece uma rede de atenção psicossocial, onde a gente está para atender essas pessoas que estão com tristeza profunda, depressão, e que as ajudamos para dizer que a vida é a melhor escolha”, frisou Aurelândia Leal.

Aurelândia Leal, Coordenadora do CAPS II (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Aurelândia Leal fala também sobre a importância de se trabalhar a valorização da vida durante todo o ano e destaca os principais sinais de alguém que pode estar precisando de ajuda psicológica. “As características iniciais são o isolamento, a falta de fé, uma tristeza profunda, o desinteresse pelas atividades domésticas, desinteresse também no cuidado pessoal”, completou a Coordenadora.

Nos dias de hoje, os cuidados com a saúde mental se fazem necessários. A Psiquiatra Géssica Andrade comenta sobre a importância de se ter um olhar mais atento à qualidade de vida e a quebra do tabu de se falar sobre adoecimento mental.

“Precisamos quebrar esses preconceitos de que quem faz tratamento psiquiátrico é louco. Na verdade, se você não procura um cuidado é que você fica louco, perde a capacidade de escolha e de liberdade. É muito importante quando estiver se sentindo mal, com muita angustia e tristeza, procurar um profissional, um psicólogo, psiquiatra, para poder cuidar da saúde mental”, pontuou a psiquiatra.

Géssica Andrade, psiquiatra (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!