Vacinação

Secretaria de Saúde de Picos se prepara para realizar Dia D de Vacinação contra Influenza neste sábado (20)

A vacinação contra a Influenza iniciou desde o dia 10 de abril e segue até 31 de maio.

Vacinação contra a Influenza (Foto: Jackelany Vasconcelos)

/ CCOM / terça-feira, 16 maio , 2023

Saúde é prioridade na gestão do prefeito Gil Paraibano, com isso, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a campanha de vacinação contra a influenza. A imunização está acontecendo das 8h às 16h, no Picoense Clube.

O público prioritário desta etapa são: crianças de seis (06) meses a cinco (05) anos de idade; gestantes e puérperas; idosos de 60 anos ou mais; professores do Ensino Básico e Superior, da rede pública e privado; as Forças de Segurança e Salvamento que são os Policiais Civis, Militares e Federais, além das Forças Armadas; pessoas com comorbidades e com deficiência permanente e funcionários do sistema prisional.

Em coletiva de imprensa, a Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, relatou que desde o início da pandemia, a procura pela vacina da influenza está baixa em todo o país. “Desde o início da pandemia, a população deixou um pouco de lado a procura pela vacina da influenza que é uma doença ainda que causa muitos agraves que pode causar internações e até mortes, por isso todos os anos o Ministério da Saúde estabelece grupos prioritários para serem vacinados com essa vacina. Infelizmente neste ano de 2023, a procura está baixa em todo o país, e em vista disso o Ministério resolveu liberar a vacina para a população em geral, mas que essa liberação vai ser feita de acordo com a organização de cada município”, relatou.

Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes (Foto: Jackelany Vasconcelos)

A Coordenadora de Imunização ressaltou ainda que no sábado será realizado o Dia D da campanha de imunização. “Neste sábado dia 20, faremos o Dia D da campanha de vacinação contra a influenza, onde todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e duas UBS da zona rural estarão com as suas salas de vacinas abertas de 8h da manhã as 16h da tarde, para que esses públicos prioritários que não conseguiram se vacinar no decorrer dessa campanha possam estar se imunizando nesse dia”, ressaltou.

Segundo Mariana Fontes, a intenção de realizar essa campanha no sábado é justamente para facilitar o acesso da população, pois muitos trabalham e estudam e não têm condições de irem na semana se vacinar. Ela destacou ainda que em Picos, durante toda essa semana será realizada a vacinação destinada aos públicos prioritários, porque o município ainda não recebeu todas as remessas de vacinas.

Veja mais imagens!

Acompanhe na íntegra a entrevista!