Secretaria de Saúde descentraliza realização de testes rápidos em Picos

CCOM / quinta-feira, 3 agosto , 2017

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai descentralizar a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, em Picos, que atualmente são feitos somente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Até o final deste ano, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) disponibilizarão os exames.

O primeiro passo para a descentralização é a capacitação dos profissionais de saúde para o atendimento e encaminhamento dos usuários. Nesta quinta-feira (3) e sexta-feira, 45 enfermeiros das 36 UBSs das zonas urbana e rural, Clínica Integrada de Saúde da Mulher (CLISAM) e CTA estão em treinamento, no auditório da Funasa, no bairro São Vicente.

A habilitação desses profissionais é feita por uma equipe da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), através da Coordenação de Doenças Transmissíveis. No primeiro momento, é realizada abordagem teórica sobre as doenças, insumo, teste rápido e aconselhamento pós-teste. Em seguida, o curso consta de prática, com testagem entre os profissionais.

“O foco do CTA é o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, assim, gestantes e outras pessoas deverão fazer esses testes nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBSs), desafogando o CTA”, explica a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, Karina Amorim.

De acordo com a coordenadora municipal da Atenção à Saúde da Mulher, após o treinamento, a SMS fará a organização do fluxo para, inicialmente, disponibilizar o teste em cinco UBSs a partir deste mês de setembro. Até o final do ano, todas as UBSs já devem estar prontas para os testes. “Isso vai possibilitar resolutividade na atenção básica, com mais facilidade para o usuário”, avalia.