Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde divulga programação completa da campanha Janeiro Roxo

As atividades de busca ativa e diagnósticos acontecerão entre os dias 23 a 27.

Sede da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / sexta-feira, 20 janeiro , 2023

Por: Rawena Sousa

O mês de janeiro é dedicado ao combate e conscientização da hanseníase. Diante disso, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Posto de Assistência Médica (PAM), promoverá ações de enfrentamento e conscientização ao tratamento precoce da doença no município.

De acordo com o Coordenador do Posto de Assistência Médica (PAM), Gilberto Valentim, o município em 2022, registrou 34 casos de hanseníase. “Nós temos quase 70% desses casos na forma multibacilares, que são as formas contagiosas da doença e ainda temos muito a fazer para buscar essa demanda reprimida, diagnosticar casos existentes e diminuir a cadeia de transmissão da doença”, afirmou o coordenador.

Coordenador do PAM, Gilberto Valentim (Foto: Maria Ivonete)

O Coordenador ainda faz uma comparação do ano de 2021 e 2022 em relação ao número dos casos diagnosticados. Segundo Gilberto Valentim, há um acréscimo próximo à casa de 30% de aumento em relação a 2021.

“Isso é um dado positivo, tendo em vista a pandemia com a restrição da participação social, onde as pessoas não podiam sair de casa, nem realizar visitas domiciliares e campanhas com aglomeração de pessoas. No último ano nós conseguimos um avanço na busca dos casos, devido a pandemia temos uma demanda reprimida para buscar. Embora, depois que a pandemia regrediu nós conseguimos trazer mais diagnósticos e agora programar a atividade para que a gente possa fazer campanhas e busca-ativas em 2023”, explicou o Coordenador.

A HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença infecto contagiosa, causada pelo bacilo de Hansen, que ataca a pele e os nervos periféricos. Alguns sintomas da enfermidade são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, com perda da sensibilidade nos locais afetados, dor neural, principalmente nos nervos dos braços e pernas. Pessoas de todas as idades podem ser acometidas pela hanseníase, por isso a necessidade de atenção quanto aos sintomas é importante, para que haja o acompanhamento adequado, bem como o tratamento eficaz da doença.

COMBATE E PREVENÇÃO

A transmissão da hanseníase ocorre por meio de gotículas de saliva expelidas na fala, tosse ou espirro de indivíduos acometidos pela bactéria e que não estão em tratamento ativo da doença. O diagnóstico precoce da doença é de total importância para que não haja sequelas no paciente, além de diminuir a linha de contágio.

A campanha do Janeiro Roxo é de alta relevância para a conscientização da população acerca dos sintomas, tratamento e combate à hanseníase. No município de Picos, serão realizadas ações específicas de enfrentamento à doença, nos dias 23 a 27 de janeiro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 23 – 08:00h: Abertura com atividade educativa e palestra para os usuários do Posto de Assistência Médica – PAM de Picos;

Dia 24 – 08:00h: Campanha para diagnóstico de casos novos de hanseníase no PSF Boa Vista;

Dia 25 – 14:00h: Workshop com palestra e mesa redonda sobre hanseníase, na Universidade Federal do Piauí – UFPI Campus de Picos, com a participação dos médicos Dr. Antônio Junior, Dr. Wildenberg Leal, e das Profªs, Dras. Suyane Freire, UFPI, e Conceição Portela, UESPI.

Dia 26 – 08:00h: Roda de conversa sobre prevenção de incapacidades com os usuários do Posto de Assistência Médica – PAM

Dia 27 – 08:00h: Campanha para diagnóstico de casos novos de hanseníase na UBS do bairro Boa Sorte.

Acompanhe a entrevista na íntegra!