Dezembro vermelho

Secretaria de Saúde e Sest/Senat realizam ações alusivas ao Dezembro Vermelho

O mês foi escolhido devido ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS

/ CCOM / quarta-feira, 1 dezembro , 2021

 

A lei nº 13.504 de 7 de novembro de 2017, determinou que a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis fosse denominada Dezembro Vermelho.

O mês foi escolhido devido ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS, que é celebrado hoje, 1º de dezembro.

De acordo com a referida Lei, a campanha é um conjunto de atividades que referem o enfrentamento ao HIV/AIDS e demais doenças transmissíveis.

As ações englobam as esferas municipais e estaduais, com atividades como palestras e eventos correlatos.

No município de Picos, o Centro de Testagem e Aconselhamento, em parceria com o Sesta/Senat, promoveu serviços de saúde para população em alusão ao dia de combate ao HIV.

O Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, comentou acerca da iniciativa junto à sociedade, face à desmistificacão sobre o tema HIV/AIDS.

“Há alguns anos tinha aquele preconceito. Isso ficou para trás. Hoje o pessoal está mais consciente. A desmistificacão dessas doenças, a população está consciente que o importante é descobrir cedo e tratar”, analisa o gestor.

O CTA de Picos ofereceu testes de glicemia e outros serviços de prevenção em saúde durante o evento. Também foram distribuídas lembranças aos participantes. O evento aconteceu na sede do órgão na manhã de hoje.

O coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes, avaliou a participação do público quando das questões de saúde, sejam quais forem.

“A população está perdendo o receio, até porque estamos ampliando as informações da importância da prevenção e do tratamento precoce. As pessoas estão perdendo o receio e focando na prevenção”, pontua.

A iniciativa será realizada por todo mês de dezembro em vários pontos da cidade. O coordenador do Sest/Senat de Picos, Layon Feitosa, destacou os serviços prestados pela entidade.

“A gente é parceiro de longa data. O Sest/Sent presta serviços de saúde. Hoje estamos dando suporte e logística e também serviços de saúde e orientações, além da entrega de brindes aos participantes”, comentou.

 

Veja mais imagens do evento: