Setembro Amarelo

Secretaria de Saúde em parceria com CAPS promove abertura oficial das ações relativas ao Setembro Amarelo

As ações são voltadas para discutir estratégias e políticas públicas de prevenção contra o suicídio.

Ação de abertura da campanha foi realizada na UBS Belinha Nunes. (Foto: Maria Ivonete).

/ CCOM / quarta-feira, 1 setembro , 2021

Por: Maria Ivonete

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através dos Centros de Atenção Psicossocial II e AD, promoveu nesta quarta-feira, 01 de setembro, o lançamento oficial das ações referentes a campanha do Setembro Amarelo. Na ocasião, a Coordenadora do CAPS II, Aurilândia Leal, conhecida como Maninha, conduziu uma série de atividades relacionadas a campanha e que foram realizadas na UBS Belinha Nunes.

Falas relativas a prevenção ao suicídio foram proferidas. (Foto: Maria Ivonete).

A campanha idealizada pela SMS tem como tema: “Vidas que ficam, vidas importam”. Na ocasião, a coordenadora do CAPS II, Aurilândia Leal, falou sobre a importância do Setembro Amarelo e como prosseguirá a programação durante todo o mês.

“Nós aqui de Picos trabalhamos com essa temática o ano todo, durante o mês de setembro a gente só intensifica mais ainda a valorização da vida, dando importância principalmente nas UBS, a escuta, o acolhimento, o ouvir e orientar as famílias à procurarem ajuda. Hoje foi dada a abertura da campanha na UBS Belinha Nunes, e no decorrer do mês a gente vai desenvolver várias atividades, no dia 10, que é o dia ‘D’ da prevenção do suicídio, nós vamos ter um encontro com a rede de Picos, onde todos os profissionais envolvidos na rede, vão desenvolver uma roda de conversa e logo em seguida uma oficina terapêutica” explicou a Coordenadora.

Coordenadora do CAPS II, Maninha. (Foto: Maria Ivonete).

Durante a ação, foram apresentados três vídeos motivacionais sobre a campanha do Setembro Amarelo. O evento ainda contou com uma apresentação da banda de música de Picos e do jovem, Samuel Novaes, que fez uma apresentação de violino. Ainda tivemos discursos da Coordenadora de Atenção Básica, Tânia Luz, que na ocasião esteve representando, O Secretário de Saúde, Aldo Gil, a participação do Presidente da Câmara dos Vereadores, o Vereador, Chaguinha, Terapêutica Ocupacional, Gekeyla Nogueira, e demais membros e Coordenadores da SMS.

O evento contou com a participação de Coordenadores e demais membros da SMS. (Foto: Maria Ivonete).

Na oportunidade, o Presidente da Câmara dos Vereadores, o Vereador Chaguinha, falou a respeito de como os vereadores podem estar colaborando e contribuindo com a causa do Setembro Amarelo.

“A câmara dos vereadores pode acompanhar esses processos e tentar reivindicar, que é o que estamos fazendo, quando sentimos a falta de um tratamento psiquiátrico de atendimento imediato dentro dos Hospitais. Nós também sentimos a falta de um profissional da área psiquiátrica para atender a população mais carente, isso está sendo levado para Câmara e vamos fazer os requerimentos e encaminhar para os órgãos competentes, junto com o Secretário de Saúde de Picos, e o Secretário de Saúde do Estado e o Governador” contou Chaguinha.

Presidente da Câmara de Vereadores de Picos, Chaguinha. (Foto: Isael Pereira).

Veja mais fotos!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!