HIPERDIA

Secretaria de Saúde promove ação para hipertensos e diabéticos nesta terça (13)

CCOM / segunda-feira, 12 junho , 2017

Uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde de Picos e estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí realizam conscientização e promoção de saúde em ação social do hiperdia, nesta terça-feira (13), a partir das 9 horas, no bairro Cohab. A proposta é disponibilizar palestras, consultas, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e vacinação de forma gratuita na comunidade.


De acordo com o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Eduardo Carvalho de Souza, a ação é voltada para hipertensos e diabéticos, uma vez que o bairro tem um grande número de pessoas com essas doenças. Hoje, são mais de 300 hipertensos e diabéticos nessa região da cidade de Picos.

“Como a hipertensão, diabetes e doenças do aparelho cardiovascular são as doenças que mais causam óbitos no município, estamos trabalhando a promoção da saúde, a prevenção de agravos por meio dessas ações”, ressalta Eduardo Carvalho. “Além do mais, muitas vezes, a pessoa tem e nem sabe que é portador da hipertensão ou diabetes. Precisamos estimular a adesão ao tratamento e ao uma rotina saudável”, acrescenta.

O evento disponibilizará consultas com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogo, assistente social; vacinação contra influenza; educação em saúde, com orientações; participação do projeto Mais Sorriso, Mais Saúde, na Rua Rua Maurílio Gomes Ibiapino, com o apoio e envolvimento do Sest Senat.

“Vamos levar orientação e prestação de serviços e queremos que a comunidade realmente interaja nesse evento”, enfatiza a coordenadora do Hiperdia, Micherlla de Brito Almeida.