Secretaria de Saúde realiza abertura oficial da campanha Outubro Rosa

A solenidade ocorreu na Academia de Saúde da Avenida Severo Eulálio.

Ação marcou a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / sexta-feira, 8 outubro , 2021

Por: Maria Ivonete

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, iniciou na tarde desta quinta-feira, 07 de outubro, um ato solene de abertura oficial da campanha Outubro Rosa, que é voltado para o mês de conscientização das mulheres e da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação sobre a temática “Ame-se. Previna-se. Agente abraça essa luta”, ocorreu na Academia de Saúde da Avenida Severo Eulálio, às 17:00h.

O evento teve apresentação de música, com a participação da Banda de Música da Prefeitura de Picos, apresentações de violino, entoadas pelo Samuel Gil, filho do Prefeito Municipal de Picos, Gil Paraibano, juntamente com o seu professor Samuel Novaes, além de uma coreografia, conduzida pela Professora de dança, Vânia, e entrega de folders informativos sobre a campanha do Outubro Rosa.

Apresentações foram realizadas durante a abertura oficial (Foto: Isael Pereira)

Na ocasião, o Coordenador de Saúde da Mulher, Taylon Yago, falou sobre o evento e a respeito das próximas ações que serão realizadas sobre a campanha do Outubro Rosa. “Durante esse mês será realizado o dia ‘D’ nas UBS de Picos, onde as enfermeiras que são bases para a gente estarão realizando autoexames, informações e solicitando mamografias, também estaremos com os trabalhos no PNASPI e na CLISAM de prevenção. E temos o trabalho de solicitação de mamografias, com um total de quase 2.000 mil mamografias liberadas para esse mês de outubro, isso graças ao nosso Secretário de Saúde, Aldo Gil, e o Prefeito, Gil Paraibano”, destacou o Coordenador.

Taylon Yago, Coordenador de Saúde da Mulher (Foto: Isael Pereira)

O Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, na oportunidade falou sobre a importância da campanha do Outubro Rosa e destacou o aumento no número de mamografias ofertadas para atender as mulheres de todo o município. “O Outubro Rosa é uma das campanhas pioneiras, de suma importância, visto que temos o simbolismo do combate ao câncer de mama, esse mês especificamente nós dobramos o número da oferta de exames de mamografias no serviço do SUS do município de Picos e buscamos a conscientização para que todas as mulheres busquem a prevenção através de suas UBS” ressaltou o Secretário.

Secretário de Saúde, Aldo Gil (Foto: Isael Pereira)

A Coordenadora da Atenção Primaria da SMS, Tânia Luz, falou sobre os locais onde as mulheres devem procurar os primeiros encaminhamentos. “Os primeiros encaminhamentos são feitos nas UBS, onde será solicitado exames das mulheres que tem a idade alvo para a prevenção que é de 25 anos a 69 anos, porém aquelas que não tiverem essa idade, e caso apresentem sintomas podem procurar as UBS para fazer os encaminhamentos também” explicou a Coordenadora.

Coordenadora da Atenção Primária de Saúde, Tânia Luz (Foto: Isael Pereira)

Na ocasião, ainda participaram da abertura oficial diversos Coordenadores da SMS e demais colaboradores, assim como, a primeira-dama, Diana Belo, que na ocasião esteve representando o Prefeito de Picos, Gil Paraibano, além da participação do Secretário de Cultura, Marcelo Nordeste.

Ação foi bem prestigiada por diversos colaboradores do município (Foto: Isael Pereira)

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!