Capacitação

Secretaria Municipal de Saúde de Picos promove capacitação para os servidores do SAMU

A capacitação promovida pela SMS, tem como objetivo proporcionar melhorias na qualidade do atendimento para a população.

Secretário de Saúde, Aldo Gil, na capacitação dos servidores do SAMU, (Foto: Wagner Avelino)

/ CCOM / quarta-feira, 8 setembro , 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, realizou na manhã desta terça-feira, 07 de setembro, uma capacitação com os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. O encontro ocorreu na IFPI, em Picos, e objetivou proporcionar qualificação a àqueles que prestam atendimento pré-hospitalar ao traumatizado, sejam eles médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, bombeiros ou socorristas.

A qualificação durou dois dias e os servidores tiveram acesso ao curso de PHTLS avançado e o básico, que ensina e reforça os princípios de avaliar rapidamente um paciente de trauma, usando uma abordagem ordenada, tratando imediatamente problemas com risco de vida, enquanto o transporte não chega.

Na ocasião, a Coordenadora de Enfermagem do SAMU de Picos, Edilce Leão, falou sobre a motivação que ocasionou a capacitação para os profissionais do SAMU, “O principal objetivo dessa capacitação é proporcionar melhor qualidade no atendimento dos profissionais do SAMU de Picos. Esse curso é o PHTLS avançado e básico que está sendo realizado em duas modalidades, à distância, através de provas e o presencial”, explicou a Coordenadora.

Coordenadora de Enfermagem do SAMU, Edilce Leão, (Foto: Wagner Avelino)

A Coordenadora Administrativa do SAMU de Picos, Camila Luz, ressalta a importância do apoio que o Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, vem dando ao SAMU, através da SMS, “A Secretaria Municipal de Saúde vem dando uma assistência especial ao SAMU. Todas as questões, metas, e reivindicações que a gente leva para a SMS, eles sempre nos atendem, tanto o Secretário Aldo Gil, como o próprio Prefeito Gil Paraibano, têm um olhar especial para o SAMU, por isso só temos a agradecer pelo serviço prestado de forma qualificada, melhorando cada dia mais o funcionamento do SAMU”, contou Camila Luz.

Coordenadora Administrativa do SAMU, Camila Luz, (Foto: Wagner Avelino)

Na oportunidade, o Secretário de Saúde Aldo Gil, destacou que, desde o início da gestão, ele tem buscado melhorias para a estruturação do SAMU, “Desde o início nós temos buscado uma estrutura melhor, tanto física como também de treinamento. Essa capacitação tanto vai ser boa para a equipe, quanto para os usuários que precisam do serviço, e pode, inclusive, nos proporcionar um aumento de recursos, porque tem alguns treinamentos aqui, que viabilizam o melhoramento do SAMU, fazendo ele subir de nível, aumentando assim o financiamento do Ministério da Saúde aqui para Picos”, disse o Secretário.

Secretário de Saúde, Aldo Gil, (Foto: Wagner Avelino)

Aldo Gil, finalizou dizendo que juntamente com o treinamento, foi finalizada a licitação da primeira ambulância da gestão dele, e que nos próximos 45 dias a empresa vai fazer a entrega desta nova ambulância do SAMU.

Acompanhe entrevistas na Íntegra!