CONSCIENTIZAÇÃO

SMS abre campanha Novembro Azul em prevenção ao câncer de próstata

CCOM / terça-feira, 7 novembro , 2017

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu, nessa segunda-feira (6), a campanha Novembro Azul em alerta aos homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Com palestras e conscientização, o lançamento da campanha, em Picos, ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Paraibinha.

De acordo com a coordenadora Municipal de Saúde do Homem, Micherlla Almeida, a recomendação é de que eles comecem a realizar exames de próstata de forma periódica a partir dos 40 anos.

“Da mesma forma que as mulheres se cuidam e fazem exames, os homens também precisam. Quanto mais cedo atentar para a saúde da gente, melhor para prevenir e, se for o caso, tratar a doença de forma precoce”, ressaltou a coordenadora.

Para fazer exame do toque ou PSA (de sangue), basta procurar uma unidade básica, passar por consulta médica para solicitação do exame. Em seguida, realizar marcação na Central da Secretaria de Saúde e fazer o exame no local indicado.

Com as recomendações, o agricultor João Ramos, de 55 anos, se sentiu estimulado a cuidar mais da saúde. “Nunca fiz o exame de próstata, mas vou fazer agora. Uma parte é ignorância, porque é para nossa saúde e tem que fazer o mais rápido possível. Por isso é importante uma palestra dessas”, considerou.

Além da palestra com a enfermeira e coordenadora da Saúde do Homem, a programação de abertura contou com exposição da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 1A).

Ao longo do mês de novembro, as equipes de Estratégia de Saúde da Família realizarão atividades que integrarão a campanha. Na próxima quinta-feira (9), será na UBS do bairro Pantanal, já no próximo dia 20 será na UBS do bairro Canto da Várzea.

Dia Mundial de Combate Diabetes

A SMS realizou também, na oportunidade, momento de conscientização sobre o diabetes, lembrando a data do Dia Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro.