Central de Marcação

SMS desafoga Central de Marcação de Exames e Consultas

CCOM / quarta-feira, 4 abril , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está conseguindo desafogar a Central de Marcação de Exames e Consultas. Com o intuito de oferecer mais agilidade e diminuir as filas ao usuário que busca o serviço, a central conta, hoje, com dez funcionários destinados apenas para a marcação.

Recepção da secretaria de saúde

Segundo Luan Luz, coordenador da central de marcação de exames, houve diminuição nas filas devido o serviço ser organizado por senhas e pela descentralização, com a expansão dos pontos que realizam a marcação diretamente nos bairros. “Realmente houve uma diminuição nas filas, porque agora estamos trabalhando com senhas e temos três postos que realizam a marcação, que são dos bairros Junco, Canto da Várzea e São José, onde tem a maior demanda”, pontua.

Ainda segundo Luan, houve mudança no controle da quantidade de exames que as pessoas solicitam para outras, que diminuíram o tempo de atendimento. “Tem usuários que trazem uma quantidade de exames muito grande de outras pessoas, e agora a pessoa não sendo da mesma família só aceitamos dois exames de cada pessoa, e dependendo da quantidade de exames, o atendimento leva entre cinco e dez minutos, e se o exame for da própria pessoa, demora até menos”, explica o coordenador.

Espera da central de marcação

A central de marcação funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Marcos Parente, número 641, e atende cerca de 450 usuários por dia, sendo 150 prioritários e 300 pessoas sem necessidades especiais. Para solicitar a marcação do exame, o usuário deve ter em mãos o RG e o cartão do usuário do Sistema Único de Saúde (cartão do SUS). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17 horas.