Inauguração!

SMS inaugura sala de fisioterapia pós-covid no CIEM e local passa a ofertar novos serviços de especialidades médicas

Autoridades do município prestigiaram a inauguração que beneficiará pacientes de Picos e macrorregião.

/ CCOM / sábado, 15 maio , 2021

A Prefeitura Municipal de Picos através da Secretaria de Saúde realizou na tarde desta sexta-feira, 14 de maio, mais uma inauguração de benfeitorias para a população de Picos. Desta vez, a solenidade se tratou da volta de oferta de serviços em especialidades médicas no CIEM, assim como, uma sala de fisioterapia respiratória pós-covid.

Com a pandemia, o CIEM passou muito tempo sem trabalhar com a oferta de serviços de especialidades médicas, o local só estava atendendo a pacientes portadores de síndromes gripais. Agora após a gestão do Prefeito Gil Paraibano e do Secretário de Saúde, Aldo Gil, o CIEM trouxe de volta a oferta de serviços em especialidades médicas.

A Diretora Administrativa do CIEM, Yara Portela, conta que a solenidade marcou a inauguração dos serviços de fisioterapia respiratória pós-covid, serviços de nutrição clínica e especialidades médicas como: ortopedia, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, neurologia, nefrologia e clínica médica. Além de exames como: endoscopia, eletrocardiograma, ultrassonografia e pequenas cirurgias.

“É muito importante esse serviço, pois após um ano de pandemia foi reaberto o Centro de Especialidades Médicas já que a população mais carente estava bastante necessitada desse tipo de consulta especializada e com a pandemia essa carência se agravou. Além da reabertura do Centro de Especialidades Médicas, o CIEM conta com um serviço de reabilitação pós covid. Então a gente não atende somente pacientes com sintomas agudos da doença, como também reabilitamos esses pacientes após a covid”, falou a Yara Portela.

Yara Portela, Diretora Administrativa do CIEM. (Foto: Wagner Araújo).

O Secretário de Saúde de Picos também participou da solenidade de inauguração, Aldo Gil fala sobre a importância da oferta desse serviço à população, assim como, a reabertura do Centro de Especialidades Médicas.

Secretário Aldo Gil inaugura mais uma estrutura de saúde para a população de Picos. (Foto: Wagner Araújo).

“Vendo a necessidade dos pacientes que foram acometidos com Covid-19, muitos deles ficam com sequelas e a recuperação demora até seis meses, para o pulmão limpar e voltar a ter uma rotina normal. Pensando nisso, acatamos algumas sugestões de vereadores e amigos que conheciam esse programa, daí estamos inaugurando esse serviço com muita satisfação através do CIEM. Essa reabilitação de fisioterapia pós Covid-19 irá dar uma qualidade de vida melhor para os pacientes que tiveram a doença”, disse o secretário.

Secretário de Saúde, Aldo Gil. (Foto: Wagner Araújo).

As pessoas que necessitarem desse serviço que será realizado no CIEM devem procurar a Central de Marcações de Exames na Secretaria de Saúde para que sejam encaminhados a realizarem as sessões de fisioterapia. Na próxima segunda-feira (17), o serviço já estará funcionando normalmente.

Diversas autoridades municipais participaram da solenidade, além das citadas acima, também estiveram presentes a Vice-Prefeita, Xandú Néri (PTB); Prefeito de Paquetá do Piauí, Thales Coelho (PP); Coordenadora Administrativa do CIEM, Michele Marinho; Primeira-Dama, Diana Belo; Secretários: Cristiano Portela (Trânsito); Tássio Rômulo (Esportes); Raimundo de Chicá (Obras); Noêmia Marques (Educação) e Marinalva Lima (Assistência Social). Vereadores: Filomeno Portela (PP); Gilson Nunes (PTB); Maté (PP) e Dalva Mocó (PTB). Coordenadores: Raniery Lima (FUMIP) e Matusalém Almeida (Juventude).

Autoridades municipais participaram da solenidade de inauguração. (Foto: Wagner Araújo).

Veja mais fotos!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!