TESTES

SMS realiza 2ª ação de educação em saúde e vacinação antirrábica

CCOM / quarta-feira, 14 março , 2018

A Secretária de Saúde de Picos realizou, hoje, (14) a segunda ação referente à educação em saúde e domiciliação dos animais, caninos e felinos, no bairro Aerolândia. As vacinas antirrábicas foram aplicadas em cães e os gatos e os testes de calazar nos caninos.

O Centro de Controle dos Zoonoses e a equipe de Estratégia de Saúde da Família do bairro, com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram cerca de 55 testes de calazar nos cães e aplicou 81 vacinas no geral. Os animais reagentes aos testes são encaminhados a fazerem o teste final, que confirma ou não se o animal possui a doença.

De acordo com o coordenador do Zoonoses, Agenor Martins, a ação de hoje teve um resultado bastante positivo, apenas com cinco de reagentes ao teste de calazar, visto que semana passada, foram 12. Segundo o coordenador, a ação será contínua. “Estamos planejando dar continuidade em outras áreas do município, porque temos um resultado muito positivo. A procura está sendo muito significante”, considerou.

Vacina

O morador do bairro Jailson Borges levou o cachorro, que encontrou na rua, para os cuidados adequados. “Tem quatro dias que eu achei ele no lixo e peguei para mim, e aí vim logo fazer o exame. Eu vi um homem queimando as orelhas dele com um isqueiro e fiquei muito revoltado. O animal tava amarrado com cordas, enquanto ele o queimava. Entrei em confronto mesmo”, contou.

O morador recebeu orientações sobre como agir em relação a situações de violência com animais domésticos e também de rua, sendo encaminhado a fazer uma denúncia sobre maus tratos. O crime de maus tratos aos animais pode levar a até três anos de prisão.

Vacina

A terceira e última ação do bairro Aerolândia está prevista para a próxima semana, com orientações aos proprietários e a continuidade de testes e vacinas.