A palestra será realizada em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

SMS realiza palestra sobre riscos e causas da Hipertensão Arterial

CCOM / segunda-feira, 23 abril , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Coordenação de Atenção a Saúde do Adulto e Idoso, realiza nos dias 25 e 26 de abril na Unidade Básica de Saúde Belinha Nunes, uma Palestra sobre Hipertensão Arterial, com a campanha “Meça Sua Pressão”.

A palestra será realizada em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial que é comemorado no dia 26 de abril. A palestra tem como objetivo orientar a comunidade sobre a importância dos hábitos alimentares e o efeito da medicação, quando não tomada corretamente e o papel da medicação na vida do hipertenso.

Campanha Meça Sua Pressão

“De acordo com dados estatísticos publicados recentemente, cerca de 23% da população brasileira é hipertensa. Aqui no nosso município não é diferente, fizemos um levantamento de que mais de cinco mil pessoas são hipertensas, então é uma campanha muito importante para chamar a atenção da população” disse Micherlla de Brito, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso.

Ainda segundo Micherlla, os principais fatores que causam a hipertensão são os atos alimentares irregulares, obesidade, o tabagismo, hereditariedade e falta de exercícios físicos.

“A maioria dos hipertensos não apresentam qualquer sintoma ou sinal referente a hipertensão. Esses sintomas geralmente ele é ocasionado por dores de cabeça, dores na nuca, tonturas e falta de ar, apresentados principalmente em pessoas jovens, e muitas vezes sentem os sintomas e não procuram um atendimento médico ou uma unidade de saúde para aferir a pressão, achando que é uma dor qualquer” finalizou a coordenadora.

A campanha será realizada com palestra educativa, testes rápidos de glicemia, e aferição de pressão arterial na Unidade Básica de Saúde Belinha Nunes no dia 25 pela manhã a partir das 9 horas e no dia 26 à tarde a partir das 14horas e 30 minutos.