SMS realiza primeiro Encontro de Saúde da Mulher em Picos durante o mês de maio

CCOM / terça-feira, 17 abril , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, realizará, durante todo o mês de maio, o primeiro Encontro de Saúde da Mulher, voltado ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e à Mortalidade Materna. As ações acontecerão nos postos de saúde das zonas urbana e rural de Picos.

Saúde da Mulher

Nessa segunda-feira (16), a Coordenação Municipal de Atenção à Saúde da Mulher se reuniu com enfermeiras das equipes de Estratégia de Saúde da Família, Coordenação Municipal dos Direitos da Mulher, Coletivo de Mulheres Universitárias e União das Mulheres Piauienses do Núcleo de Picos para planejar o encontro. A programação contempla mesas redondas para falar sobre os direitos das mulheres, oficinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para trabalharem a importância do pré-natal, parto e puerpério, aleitamento materno, cuidados nutricionais da gestante e aspectos emocionais durante a gestação.

Saúde da Mulher

Segundo a coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Aurilândia Rocha Leal, haverá ainda uma exposição envolvendo toda a equipe de saúde em praça pública, com a participação do Estado, trazendo também o Ônibus Lilás, um veículo que realiza atendimentos em todos os aspectos da saúde da mulher. “Existem muitos casos em que a gestante passa mal e chega a óbito. E é isso que nós iremos trabalhar, a redução dessas taxas de mortalidade a partir dos cuidados e prevenção da saúde”, explica.

Saúde da Mulher

Integra a programação também uma mesa redonda no Hospital Regional Justino Luz (HRJL), abordando as taxas de mortalidade maternas e também alertando sobre o atendimento a elas. E encerrando o acontecimento, a equipe da saúde da mulher irá promover uma oficina de chá de fraldas, envolvendo gestantes e companheiros.