PSE

SMS reúne profissionais para planejamento de ações em saúde nas escolas

CCOM / quinta-feira, 15 março , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu, hoje (15), cerca de 35 profissionais, incluindo enfermeiros, dentistas e coordenadores das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para discutir ações de saúde nas escolas públicas de Picos. No total, 60 unidades municipais e estaduais receberão atividades e orientações sobre a prevenção e combate ao Aedes Aegypti, segurança alimentar, prevenção do álcool e drogas, saúde bucal, auditiva e visual, violências.

Coodernadora orienta os profissonais de saúde sobre PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE) objetiva integrar e corresponsabilizar a saúde e educação das crianças e jovens. Alunos do ensino infantil, fundamental e médio serão orientados com palestras, filmes e rodas de conversas sobre os temas. Essa ação iniciará ainda este mês em todas as escolas municipais e publicas da cidade, com toda a equipe da saúde.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE), Naira Lígia Rodrigues, que abordou temas sobre possibilidades de ações referentes ao ano de 2018 e responsabilidades de cada profissional. “São 12 ações para o ano. E essas ações vão ser trabalhadas em todas as escolas, juntamente com a equipe da atenção básica, que é responsável pela realização dessas atividades”, afirma a coordenadora.

Reunião do Pograma Saúde na Escola

Segundo o enfermeiro e coordenador de Controle da Hanseníase, Gilberto Valentim, as crianças receberão avaliações referentes à hanseníase e geometíase (verminoses) durante os meses de abril e maio. “Se detectarmos uma mancha na criança, vamos reunir todos e fazer uma avaliação geral na Unidade Básica de Saúde. Se for o caso, realizar o tratamento adequado”, concluiu o enfermeiro.