Unidades Básicas de Saúde ofertam serviços de educação física para pacientes

Os serviços são realizados de forma alternada entre os dias da semana, para que assim todos os bairros sejam contemplados.

Ações estão sendo desenvolvidas em bairros e comunidades que possuem UBSs (Foto: Arquivo Pessoal)

/ CCOM / segunda-feira, 7 novembro , 2022

Por: Maria Ivonete

Pensando no bem-estar e na promoção de uma saúde de qualidade para a população, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde, iniciou no mês de setembro, um projeto de aulas de educação física nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Segundo o Educador Físico, Gustavo Isaías, os trabalhos desenvolvidos durante as aulas contribuem para os benefícios e cuidados em melhorar a saúde, principalmente de idosos e pacientes com comorbidades.

“O trabalho da promoção de saúde é realizado tanto com exercícios físicos, assim como com profissionais que venham a contribuir com palestras e informações sobre alguns benefícios e cuidados na melhor idade, porque quase todos os participantes são idosos, e todos com alguma comorbidades, como diabetes e hipertensão”, explicou o Educador Físico.

Gustavo Isaías ainda destacou as atividades que ele, enquanto educador físico, realiza durante as aulas. “Em geral, realizamos exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida no dia-a-dia, mobilidade e alongamentos, tanto, para combater as dores rotineiras, como para evitar que outras venham a aparecer, através do fortalecimento da musculatura e dos ligamentos”, contou Gustavo.

Outra profissional de Educação Física é a Educadora, Adejanara Francisca, ela falou sobre o trabalho que desenvolve nas Academias de Saúde do município. “Eu trabalho nas academias, com os equipamentos do local, para fazer um pouco de musculação. O objetivo é fazer com que mulheres e idosos deixem o sedentarismo de lado, praticando exercícios leves e funcionais”, pontuou.

Adejanara Francisca, Educadora Física (Foto: Arquivo Pessoal)