COLETA

Vigilância Epidemiológica realiza mobilização junto a pacientes com suspeita de chikungunya

CCOM / sexta-feira, 1 setembro , 2017

A Secretaria de Saúde de Picos, por meio da Vigilância Epidemiológica, promove mobilização para coleta de material em pacientes com sintomas de dengue ou chikungunya, no bairro São José. Os exames serão realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cecília Neri, partir das 8 horas, na próxima terça-feira (5).

Durante o mês de agosto, foram confirmados três casos de chikungunya no bairro, mas, segundo a enfermeira Maria dos Remédios Albano, há possibilidade de crescimento desse número. “É por conta do surto de chikungunya que resolvemos promover essa coleta, para confirmar os casos suspeitos”, explica.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Karielly Alencar, a Secretaria de Saúde está realizando trabalho preventivo na região para coibir o aumento dos casos da doença.

“O trabalho de rotina está sendo executado. Bloqueio, notificações e coleta de exames. Estamos planejando uma mobilização maior”, ressalta Karielly Alencar.

Além disso, a equipe de Estratégia de Saúde da Família do bairro realiza intervenções de prevenção e combate ao mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.

“Nós estamos com a campanha de prevenção, realizando palestras educativas, fazendo visitas nas casas, conscientizando a sociedade sobre os cuidados que devem ser tomados”, finaliza a enfermeira Maria dos Remédios.