Fiscalização!

Vigilância Sanitária, Ministério Público e Polícia Militar realizaram fiscalização conjunta durante final de semana em Picos

Orientações sobre uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos foram repassadas a comerciantes e consumidores.

Agentes fiscalizadores levam orientações e informações para população e comerciantes.

/ CCOM / segunda-feira, 17 maio , 2021

Na noite da última sexta-feira, 14 de maio, a Vigilância Sanitária de Picos em parceria com o Grupo de Trabalho para Auxílio de Medidas de Combate à Covid-19 do Ministério Público da região e o 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos realizaram uma ação conjunta de fiscalização e orientação nos bares e restaurantes do município.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, Drª. Lúcia Neiva, a ação teve o objetivo de averiguar como estava o cumprimento do Código Sanitário Municipal Nº 2.068 e o Decreto Nº 19.637 do Estado e o Decreto Nº 072/2021 do Município.

Ação fiscalizou bares e restaurantes do município. (Foto: Arquivo Pessoal).

“Fomos fazer a fiscalização, pois agora foi liberado novamente música ao vivo com voz e violão, mas com o intuito de que não ocorra aglomerações e as pessoas ouvissem a música e obedecessem o horário que estava estipulado no Decreto que seria até às 23:00hs. Fomos bem recebidos pela população e pelos comerciantes. Tivemos um bom resultado cumprimos com a nossa fiscalização noturna. É importante que a gente faça esse monitoramento, para saber como estão as condições e se os estabelecimentos estão cumprindo as obrigatoriedades, como distanciamento, higienização e uso de máscara”, informou Dr. Lúcia Neiva.

Coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, Dr.ª Lúcia Neiva, realizando fiscalizações. (Foto: Arquivo Pessoal).

Drª Lúcia Neiva conta que a Vigilância Sanitária e os demais órgãos fiscalizadores estão à disposição da população para atenderem a denúncias e ocorrências, assim como, para os comerciantes para atenderem as dúvidas e demais esclarecimentos.

“A Vigilância Sanitária é um órgão que trabalha com informação e educação, nós já fazemos esse trabalho, oferecendo esses serviços e produtos para a população e no meio ambiente, quanto interfere na saúde pública. Também com o aumento dos deliverys nós não podemos deixar essa parte sem observar a validade dos produtos, acondicionamento e a contaminação cruzada. Isso é para que a população continue recebendo um serviço de qualidade e que a gente consiga monitorar essa fase de término de pandemia, mas isso só irá funcionar se a população colaborar, obedecendo as regras e cumprindo os Decretos para que possamos voltar a nossa normalidade”, falou a Coordenadora da Vigilância Sanitária.

Agentes fiscalizadores. (Foto: Arquivo Pessoal).

Fiscalização no Comércio e Feiras

Todos os sábados e domingos pela manhã a Vigilância Sanitária de Picos realiza fiscalizações no Comércio e Feiras Livres de Picos. A medida tem o objetivo de conversar e orientar, tanto os comerciantes, quanto à população que está no espaço para consumir os produtos. Orientações quanto ao uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel são repassadas para as pessoas.

Agentes também realizaram fiscalização no comércio e feira livre, no sábado (15). (Foto: Arquivo Pessoal).

Acompanhe a entrevista na íntegra!