Secretaria de saúde de Picos inicia as atividades da Campanha Outubro Rosa

CCOM / quarta-feira, 12 outubro , 2016

Oficina do Laço Rosa

Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Saúde da Mulher, iniciou, nessa segunda – feira, dia 10 de outubro, a Campanha Outubro Rosa. Durante todo o mês, serão realizadas diversas ações voltadas à saúde da mulher, como por exemplo palestras, orientações, distribuição de folhetos informativos, dentre outras ações.

As atividades do “Outubro Rosa” tiveram inicio com a “Oficina do Laço Rosa”, que aconteceu no auditório da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos. O evento que teve inicia as 08h00minhs, objetivou divulgar a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero e atualizar os profissionais da saúde sobre os métodos de prevenção contra o câncer. Participaram da ação médicos, enfermeiros e técnicos da Estratégia de Saúde da Família do Município de Picos.

“Esse chamamento que é o Outubro Rosa, algo que ocorre no mundo todo é para lembrar as mulheres, não é para dizer que é para fazer o exame nessa época, é para lembrar que precisa fazer o exame todo ano, você pode fazer em janeiro, fevereiro, quando for, mas assim ficou uma data marcada desde a década de 90, começou nos Estados Unidos e está sendo copiado no mundo todo e assim a gente aqui no Brasil já certo tempo faz o Outubro Rosa”, ressaltou Lívio Portela Cardoso Coelho – Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Regional Piauí.

I Caminhada Municipal Contra o Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero

Na terça-feira, 11 de outubro, aconteceu a primeira I Caminhada Municipal Contra o Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero, saindo da sede do Fórum Senador Helvídio Nunes, localizado no bairro bomba, passando pela Avenida Getulio Vargas e finalizando na Praça Felix Pacheco. Ao chegarem ao stand, palestras, atendimentos e distribuição de panfletos informativos. A ação contou com o apoio do Grupo Graciones, CLISAM, Liga de Oncologia Histologia da UFPI de Picos, Conselho da Mulher, Coordenadoria da Mulher e APROSEP.

Atendimentos

“Essa de caminhada de hoje foi muito importante porque principalmente aqui no nordeste tem muito a cultura de que as mulheres não podem conhecer o próprio corpo, que é pecado, que é feio e errado a mulher se tocar e isso causa um grande aumento nos casos tanto do câncer de mama como o câncer do colo de útero, só no ano passado em Teresina 180 novos casos foram descobertos, no estado todo quase 600 novos casos foram descobertos, é um índice muito alto”, afirmou Isabel da Silva, diretora do centro acadêmico de biologia da UFPI.

Praça Felix Pacheco

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) do Município também participam da campanha, com palestras, rodas de conversa, caminhadas, entre outras atividades durante todo o mês.