ASSISTÊNCIA SOCIAL

Estagiárias da Secretaria de Trabalho e Assistência Social desenvolvem projetos com idosos

CCOM / sexta-feira, 5 maio , 2017


As acadêmicas do curso de Serviço Social da UNOPAR e estagiárias do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – do bairro Morada do Sol, Gilmaria Silva e Natália Almondes, finalizaram na tarde desta quinta-feira, dia 04, a última etapa do seu estágio curricular obrigatório.

Gilmaria Silva e Natália Almondes. Foto: Marta Soares

A culminância do projeto de intervenção “Saber Viver é Preciso, Envelhecer é Precioso”, aconteceu no Abrigo de Idosos Joaquim Monteiro de Carvalho. As alunas foram orientadas pelas assistentes sociais do município Eliene Martins e Soniely Serafim.

O projeto teve como público alvo os idosos do CRAS e do abrigo. Nessa conclusão, foram realizadas duas palestras, sendo uma com a farmacêutica Steffani Muniz e outra com a nutricionista Fernanda Sousa, onde foram abordados respectivamente temas da atenção farmacêutica para idosos e cuidados nutricionais na terceira idade. Ao final foi realizada oficina de Capoterapia com os idosos presentes.

Abrigo dos Idosos Joaquim Monteiro de Carvalho. Foto: Marta Soares

Para Gilmaria Silva, a escolha por este grupo de trabalho se deu pela boa receptividade dos mesmos à proposta, por perceberem que os grupos de idosos precisam de uma atenção especial e ainda por proporcionar essa interação entre os idosos: “nossa, é uma satisfação poder ter trabalhado com eles. Sempre nos receberam com muito carinho e sempre se colocaram à disposição para fazermos as atividades. Além disso, nossa meta era fazer com que esses dois grupos de idosos, que possuem vivências tão diferentes, uns são ativos, têm acompanhamento da família, são lúcidos e outros dependem de terceiros, dependem da caridade das outras pessoas”, explicou ela.

Eliane Martins, assistente social do município, ressaltou que o trabalho só foi possível graças à abertura que o município, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, disponibiliza: “o município contribui para a formação destas profissionais e de tantas outras que passam sempre pela secretaria. Sem essa colaboração, sem essa parceria, seria difícil oferecer esse campo de experiência tão importante. Nós todos ficamos gratos à secretária Glória Saunders, bem como ao prefeito Pe. Walmir”, disse ela.

Equipe de Assistentes Sociais que participaram do projeto. Foto: Marta Soares