Semtas

Prefeitura de Picos e Semtas anunciam  programação do dia “D” de combate ao trabalho infantil

O ato suscitou a temática de combate aos crimes relacionados à criança e o adolescente, além de conscientizar a sociedade em geral sobre a prática de tais crimes.

/ CCOM / terça-feira, 8 junho , 2021

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, anunciaram na manha de hoje 08, a programação do dia “D” (12 de junho), é o dia de combate ao trabalho infantil.

O ato suscitou a temática de combate aos crimes relacionados à criança e o adolescente, além de conscientizar a sociedade em geral sobre a prática de tais crimes, sobretudo, o trabalho infantil.

“Não podemos nos calar. Vamos denunciar. Temos parceria com vários órgãos envolvidos na temática para coibir crimes contra a criança e o adolescente”, comenta Marinalva Lima, Secretária do Trabalho e Assistência Social de Picos.

Órgãos envolvidos

O Conselheiro tutelar, Genilson Oliveira, disse que a garantia de políticas públicas voltadas para esse público depende do envolvimento de todos órgãos da administração pública e sociedade em geral.

Genilson Oliveira, Conselheiro Tutelar

“Temos que acompanhar e fiscalizar todas as denúncias que se relacionam a esse público de forma efetiva”, explica.

Já o assessor da Procuradoria do Trabalho em Picos, Júlio César Lima, esclarece que as demandas do órgão, entre outras práticas, necessita de uma atuação integrada junto aos órgãos envolvidos com um olhar cirúrgico ante aos mais diversos tipos de vulnerabilidades referentes à criança e o adolescente.

Júlio César Lima, assessor do Ministério do Trabalho

“Existe a necessidade de uma interação efetiva e constante entre os órgãos envolvidos nesse tema, temos que combater qualquer prática nociva à criança e o adolescente”. Comenta.

Programação

A programação relacionada aos crimes contra a criança e o adolescente, tem como o dia “D”, o próximo dia 12 de junho, refere-se diretamente ao dia de combate ao trabalho infantil.

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Picos, irá fazer um trabalho de conscientização junto à sociedade de Picos, por meio de panfletagem e ações que possam orientar a população picoense sobre o assunto.

As ações sobre o tema dia “D” de combate e conscientização aos mais variados crimes contra a criança e o adolescente no município de Picos, serão realizadas excepcionalmente no próximo dia 11, sexta-feira, na sede da Semtas, a partir da 9h.

O coordenador do CREAS de Picos, Ícaro Santana, explica que a Semtas desenvolve constantemente, trabalho de orientação sobre qualquer prática danosa relacionada a esse público.

Ícaro Santana, coordenador do CREAS

“A Prefeitura de Picos e a Smtas tem papel fundamental no combate aos crimes voltados à criança e o adolescente. Nós da Semtas temos um trabalho constante voltado para coibir delitos contra o público em questão”, comenta.

Calendário de Programação

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL TEMA: “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”

08/06/2021 ABERTURA OFICIAL.

o Coletiva de Imprensa acerca da campanha, com representante da SEMTAS, do Conselho Tutelar e do M. Trabalho;

09/06 a 30/06/2021:

– Ações pontuais nos CRAS e CREAS

Espaços informativos nos equipamentos;

Mostra fotográfica sobre os tipos de trabalho infantil;

Orientações durante os atendimentos aos usuários;

Divulgação de vídeos informativos;

o Entrevistas nos canais de TV e rádio (datas a definir)

11/06/2021(sexta-feira)–Culminância da Semana

o MANHÃ – Foto oficial com representantes e atores envolvidos na campanha;

MANHÃ – Apresentação de faixa sobre o tema da campanha,durante a passagem dos carros e pessoas, em frente à Prefeitura Municipal.