Café Comunitário

Prefeitura de Picos e SEMTAS promovem café da manhã comunitário para moradores de rua

O café da manhã com os moradores de rua é realizado mensalmente, com o intuito de promover a integração e escutar os seus relatos.

Café da manhã sendo servido para as pessoas em situação de rua (Foto: Maria Ivonete)

/ CCOM / terça-feira, 30 agosto , 2022

Com o objetivo de promover e despertar em outras pessoas os sentimentos de solidariedade e igualdade para com os moradores de rua, a Prefeitura de Picos e a Secretaria de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, através do Centro de Referência Especializada da Assistência Social – CREAS, promoveram na manhã de terça-feira, 30 de agosto, um café comunitário para moradores de rua na Praça Antenor Neiva, popularmente conhecida por Praça do Hospital Regional, no bairro Bomba.

A ação tem o objetivo de promover a integração e escutar os relatos das pessoas em situação de rua. Além disso, é realizada a entrega de kits higiênicos para que essas pessoas possam manter sua higiene pessoal.

Kits higiênicos foram entregues durante a ação (Foto: Maria Ivonete)

Na ocasião, a Coordenadora do CREAS de Picos, Paula Feitosa, explicou que a ação do café comunitário faz parte do projeto “Construindo conceitos e descontruindo preconceitos”.

“A ação de promover momentos como este, surgiu a partir do Projeto “Construindo conceitos e descontruindo preconceitos”.  Um dos públicos que o CREAS trabalha é com o pessoal em situação de rua, e aqui no nosso município, infelizmente, nós temos uma população considerável, tanto de pessoas que migram de outras cidades para cá e ficam em situação de rua, como os próprios picoenses, que muitas vezes vêm para as ruas devido à falta de apoio familiar entres outras situações”, explicou a Coordenadora.

Coordenadora do CREAS, Paula Feitosa (Foto: Maria Ivonete)

Paula Feitosa ainda destaca que durante esse tipo de ação comunitária, os assistentes sociais realizam uma busca ativa de pessoas que não possuem documentação completa.

“Durante essa ação do café da manhã que realizamos mensalmente, fazemos um levantamento com eles para saber se eles estão sem algum tipo de documentação, ou se surgiu mais alguma pessoa que precise de passagem para voltar para sua cidade natal. Nossa intenção é proporcionar a cada mês uma temática diferente com eles, onde iremos trazer a Secretaria de Saúde, CAPS e, como um todo, a rede de assistência do município”, contou Paula Feitosa.

O Educador Social da SEMTAS, Jeyciel Rodrigues, ressaltou que o trabalho visa aproximar as pessoas em situação de rua dos serviços públicos existentes no município. “Ações como esta, servem para aproximar as pessoas em situações de rua das nossas diversas políticas públicas, existentes e desenvolvidas pelo município em prol dessas pessoas, além de proporcionar a aproximação entre a rede de assistência social e eles”, pontuou o Educador Social.

Educador Social da SEMTAS, Jeyciel Rodrigues (Foto: Maria Ivonete)

Veja mais fotos!

Acompanhe entrevista na íntegra!