Semtas

Prefeitura de Picos e SEMTAS promovem capacitação sobre atendimento à pessoa com Fibromialgia

A reunião aconteceu, no dia 27, pelo Google meet, e contou com a presença de todos os funcionários, dos equipamentos, além da presença da Professora D'arc, que é portadora da doença e vai solicitar o serviço

/ CCOM / segunda-feira, 31 maio , 2021

A Secretária de trabalho e Assistência social, Marinalva Lima, reúne servidores dos Centro de referência em Assistência Social (CRAS), para discutirem sobre o fluxo de atendimento aos usuários, sobretudo os que irão solicitar a Carteira de prioridade da pessoa com Fibromialgia.

A reunião aconteceu, no dia 27, pelo Google meet, e contou com a presença de todos os funcionários, dos equipamentos, além da presença da Professora D’arc, que é portadora da doença e vai solicitar o serviço.

“É muito gratificante, estar colaborando em todo esse processo, e vendo o quanto é importante a integração, participação e envolvimento de todas as equipes, para oferecer o serviço da melhor forma possível a todos que solicitarem. Nossos equipamentos estão funcionando normalmente, embora com as limitações que a pandemia nos apresenta e conta com profissionais capacitados para atender a todos da melhor forma possível. Caso tenham alguma dúvida, podem procurar os CRAS, e buscar informações junto às nossas equipes”, explica a Secretária do Trabalh0 e Ação Social, Marinalva Lima.

Para o requerimento à carteira da pessoa com Fibromialgia, os portadores da doença, devem procurar o CRAS de seu território, localizados nos Bairros Parque de Exposição e Morada Nova, munidos da seguinte documentação:

1. Documento Oficial de Identidade com foto;
  2. CPF;
  3. Comprovante de Endereço;
  4. Laudo ou Atestado Médico (REUMATOLOGISTA OU NEUROLOGISTA) comprovando a condição de fibromiálgico(a), (até 12 meses);
  5. Duas fotos 3×4 recente (pode ser tirada na hora do atendimento);
  6. Indicação de contato telefônico e/ou e-mail.

Nos CRAS, as pessoas que precisarem, receberão todo atendimento necessário.  Lembramos que após a solicitação, a carteira deve estar pronta em um prazo de até 30 dias, onde a equipe entrará em contato com a pessoa, para que seja retirada no CRAS de referência.

O Serviço, já está disponível, a toda população, através dos CRAS, a partir do dia 01 de junho.  Uma das principais funções da carteira, é o acesso ao atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia nos órgãos públicos e empresas privadas no Município de Picos, mediante apresentação da Carteira Municipal:

1. Atendimento preferencial em órgãos públicos e empresas privadas; II. Prioridade nos atendimentos de saúde;

III. Prioridade no atendimento por equipes multidisciplinares;

1. Estacionamento em vagas preferenciais destinadas a pessoas com deficiência (Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana / Art. 5º).

A secretária Marinalva Lima, parabenizou a conquista de todos os portadores da Fibromialgia, agradecendo a todos os profissionais da Saúde e da Assistência social, envolvidos em todo esse processo e nas ações que estão ligadas à SEMTAS.

“São profissionais que, apesar da pandemia, nunca deixaram de trabalhar, e fazem seu serviço com toda dedicação”, conclui.