Setembro Amarelo

Prefeitura de Picos, Semtas e CRAS realizam roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo teve início no ano de 2015 no Brasil buscando conscientizar as pessoas acerca do suicídio, assim como evitar o seu acontecimento.

/ CCOM / segunda-feira, 20 setembro , 2021

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social, realizou na manhã de hoje 20, uma roda de conversa com gestantes em alusão ao Setembro Amarelo.

Psicóloga Kélia Rocha, ministrante do dia.

“A campanha Setembro Amarelo visa a conscientização sobre a prevenção do suicídio, que alerta a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e em todo mundo, esclarecendo sobre os fatores de risco e as formas de acolhimento”, explica a psicóloga Kélia Rocha, ministrante do dia.

Programa Criança Feliz

O programa Criança Feliz teve início em Picos no ano de 2017. A equipe local é composta por 14 visitadores e 02 supervisores, os quais realizam visitas domiciliares para levar orientações de promoção ao desenvolvimento infantil.

O referido programa atende gestantes, crianças de até 3 anos e seus familiares inscritos no Cadastro Único, além de crianças de até 6 anos atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Na conversa de hoje, gestantes de vários bairros de Picos, além das equipes de visitadores do município e membros envolvidos, participaram da ação.

A Secretária do Trabalho e Assistência de Picos, Marinalva Lima, lembrou a importância da ação junto à sociedade em geral.

Secretária do Trabalho e Assistência de Picos, Marinalva Lima, entrega kit a participante

“Pesquisas apontam que a depressão e a ansiedade aumentam durante a Pandemia, quando todos foram obrigados ao isolamento social, fazendo aumentar o medo com o futuro e elevando a carga de estresse. Dessa forma, a nossa palestra busca a conscientização das gestantes sobre a importância do vida, mas lembramos que a conscientização é fundamental para toda sociedade”, comenta a gestora.

A dona de casa Francélia Coelho, comentou sobre a palestra, como forma de tirar dúvidas das participantes sobre o tema durante a gravidez.

Francélia Coelho, grávida de gêmeos.

“É muito boa essa palestra, pois podemos resolver nossas dúvidas e assim, nós nos sentimos seguras”, avalia.

O roda de conversa, ao seu término, teve a entrega de kits de enxovais para as gestantes partipantes, por meio do Programa Criança Feliz. O evento foi realizado no CRAS do Morada Nova.

Campanha Setembro Amarelo

No dia 10 de setembro foi comemorado o Dia Mundial de Prevenção. Índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto.

Nesse período do ano, empresas e o Poder Público realizam ações internas e distribuem material informativo, além de palestras sobre o tem.

Ações como atividades, palestras sobre prevenção em unidades de saúde e escolas são realizadas sistematicamente.

O objetivo central da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Veja imagens do evento: