Atualização Cadastral

Secretaria de Assistência Social inicia trabalho de atualização do Cadastro Único em comunidades da zona rural do município

"É um trabalho prazeroso porque a gente está fazendo com que a população participe do CadÚnico, o qual eles têm direito".

Secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar e Coordenadora do Cadastro Único, Núbia Cristina, acompanharam a realização da ação (Foto: Arquivo Pessoal)

/ CCOM / sexta-feira, 25 março , 2022

Por: Roberto Oliveira

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, através da Coordenadoria do Cadastro Único e Auxílio Brasil, deu início na manhã desta sexta-feira, 25 de março, a atualização do Cadastro Único de moradores da zona rural do município picoense. A atividade itinerante ocorreu inicialmente na comunidade Oitis.

Segundo informa a Coordenadora do Programa Auxílio Brasil em Picos, Núbia Cristina, a ideia ocorre por motivos de mobilidade e/ou acesso dos beneficiados ao cadastro. “Atendendo a um pedido do prefeito, Gil Paraibano, e da Secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar, vamos, a partir de hoje, realizar esse trabalho, pela preocupação da necessidade que as pessoas têm de se localizarem em lugares distantes, e também pela questão de saúde, pessoas com dificuldade de realizar seus cadastros, ficam prejudicados. Pensado nisso, nós resolvemos levar esse trabalho às localidades mais distantes de difícil acesso”, explica a gestora.

Núbia Cristina acompanhou a ação de atualização cadastral (Foto: Valdo Benedito)

Para realizar o cadastro dos beneficiários junto ao Cadastro Único e Auxílio Brasil na zona rural de Picos, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social disponibiliza equipe composta por assistente social, entrevistador e digitador. Esses profissionais colhem os dados das pessoas para inserção e atualização dos envolvidos.

“É um trabalho prazeroso porque a gente está fazendo com que a população participar do CadÚnico, o qual eles têm direito”, comenta Núbia Cristina, Coordenadora do Programa Auxílio Brasil.

As equipes da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social iniciaram o cadastramento da zona rural de Picos na localidade Oitis. De acordo com Núbia Cristina, serão realizadas duas visitas por semana em localidades distintas.

CadÚnico

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos Municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Veja mais imagens!

Acompanhe a entrevista na íntegra!