Ações Sociais

SEMTAS de Picos inicia a Semana de Combate às Drogas e Alcoolismo

A intenção da ação é promover atividades voltadas para orientação e sensibilização da sociedade picoense através de palestras, panfletagens e divulgação da rede de apoio do Município de Picos.

Abertura da Semana de Combate às Drogas e Alcoolismo contou com a presença de Vereadores, Secretários e população em geral (Foto: Wagner Avelino)

/ CCOM / sexta-feira, 18 fevereiro , 2022

Por: Roberto Oliveira

No dia 20 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas e o Alcoolismo. O objetivo da campanha é dar visibilidade à problemática das drogas, a partir do alerta e consciencialização da população sobre os malefícios decorrentes do uso indevido dessas substâncias que afetam tanto o indivíduo como a sociedade, destacando a importância da prevenção e do tratamento.

Em virtude da relevância do tema face à Sociedade, a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), iniciou nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, a “Semana de Combate às Drogas e Alcoolismo”, a abertura solene foi realizada na Câmara Municipal de Picos, às 19:00h.

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social de Picos, Wiânika Alencar, falou sobre o objetivo das atividades a serem realizadas. “Pretende-se assim, elucidar a referida campanha e levar conhecimento acerca da mesma, alertando e sensibilizando a todos sobre a importância da prevenção e do tratamento referente ao uso indevido de substancias psicoativas”, explica Wiânika Alencar.

Secretária de Trabalho e Assistência Social, Wiânika Alencar (Foto: Wagner Avelino)

A Coordenadora de Saúde Mental de Picos, Ilka Marquis, acredita que as políticas públicas no combate às drogas e o alcoolismo são fundamentais, sobretudo na prática, por meio de ações inseridas diretamente em seu público-alvo. “Toda forma de prevenir algo que vá fazer mal, de certa forma, traz benefício. E é na prática que você sente de perto as pessoas que são mais vulneráveis, que são suscetíveis ao uso de drogas e o álcool”, avalia a Coordenadora.

Coordenadora de Saúde Mental de Picos, Ilka Marquis (Foto: Wagner Avelino)

Nesse sentido, o Coordenador do Grupo Esperança Viva (GEV), Rômulo Braga, observa que uma das maneiras eficazes de combate às substancias psicoativas como: drogas e álcool, podem ocorrer por meio de relatos pessoais daqueles que viveram tal realidade, e o GEV, segundo ele, imprimi tais características. “A história de cada um. É como se cada um fosse psicólogo. E o GEV tem essa característica. É por meio de sua vida, através da sua existência”, reforça Rômulo Braga.

Rômulo Braga, Coordenador do GEV (Foto: Roberto Oliveira)

Diante da relevância social do tema como forma de expressão e questão social da saúde e da qualidade de vida dos indivíduos, assentam-se formas de combate ancoradas em políticas públicas. A Semana de Combate às Drogas e Alcoolismo”, iniciada pela Prefeitura de Picos, propõe esse debate junto à sociedade.

O vereador Afonso Guimarães, participou do evento e parabeniza a Administração Municipal na construção do debate por políticas públicas em combate às drogas e o álcool. “Parabenizo o prefeito Gil Paraibano em dar oportunidade à Semtas a fazer um belo trabalho. Isso é uma revolução para a cidade de Picos, combater diariamente as drogas e levar políticas públicas para as comunidades”, frisa o parlamentar.

Vereador Afonsinho (Foto: Wagner Avelino)

Veja a programação!

Veja mais fotos!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!