Semtas de Picos promove ação de conscientização em alusão ao Maio Laranja

O mês de maio é marcado pela campanha nacional de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Público foi contemplado com informações e orientações valiosas (Foto: Jackelany Vasconcelos)

/ CCOM / terça-feira, 23 maio , 2023

Por: Jackelany Vasconcelos

Dando continuidade as ações em prol do Maio Laranja, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta terça-feira (23), um encontro formativo com o tema “Conhecer para proteger: Enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescente”, para as pessoas assistidas pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS do bairro Parque de Exposição.

A ação tinha como objetivo conscientizar os usuários a respeito da temática e alertar sobre as providências que devem ser tomadas.

A psicóloga e palestrante, Flávia Marcelly, destacou a importância da ação. “A nossa ação de hoje tem como objetivo a sensibilização e as informações perante uma campanha nacional sobre a exploração e abuso sexual de adolescentes que é marcado por um dia específico de uma tragédia ocorrida no Brasil, que fala a respeito de uma criança que foi abusada sexualmente, e que também foi morta. Nós iremos tratar de algumas especificidades em relação a escuta dessas crianças ao cuidado que nós devemos ter em termos de prevenção a futuras intervenções e como se dá o processo de violação dos direitos dessas crianças”, explicou a psicóloga.

Psicóloga e palestrante, Flávia Marcelly (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Presente à ocasião, a Secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar, frisou a necessidade de abordar sobre essa temática com os pais e responsáveis das crianças e adolescentes. “O mês de maio é celebrado a campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e essa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Assistência Social, que visa alertar a população sobre a importância de prevenir e denunciar esses casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, pois é necessário frisar que nós pais, avós, somos os responsáveis por estar sempre atentos, cuidando e protegendo essas crianças”, ressaltou.

Secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Estiveram presentes à ocasião, os colaboradores da Semtas e do CRAS, E também os estudantes de psicologia do 9º período da Faculdade RSÁ.

RODA DE CONVERSA

Ainda na manhã desta terça-feira (23), os representantes do Centro de Referência de Assistência Social de Picos – CREAS e do Conselho Tutelar, participaram de uma roda de conversa também com a temática “Conhecer para proteger”, para os estudantes do Instituto Federal do Piauí de Picos – IFPI.

O Conselheiro Tutelar, Jenilson Oliveira, falou da importância de alertar os estudantes sobre a prevenção e combate ao abuso sexual. “Nós estamos atuando principalmente no fornecimento de informações e esclarecimento, agindo na prevenção de modo a fornecer informações para as crianças e adolescentes, e a comunidade como um todo tenha conhecimento de como identificar situações violência contra crianças e adolescentes, principalmente a sexual e onde buscar ajudar caso necessário. Então, essas iniciativas são importantes no sentido de mobilizar, sensibilizar e conscientizar”, destacou.

Conselheiro Tutelar, Jenilson Oliveira (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Estiveram presentes à ocasião, o diretor do campus Rubens Almondes; as Assistentes Sociais do CREAS: Katarina Feitosa e Mislene Sá; a Psicóloga do CREAS, Priscila Oliveira; a Assistente Social do IFPI, Roseana Franco, e os professores do campus.

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!