18 de maio

Semtas em parceria com Secretaria de Educação promovem na Creche Dorotea ações lúdicas em alusão ao 18 de Maio

A data 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Ação lúdica em prol do 18 de maio (Foto: Iaquelly Sousa)

/ CCOM / quinta-feira, 18 maio , 2023

Por: Iaquelly Sousa

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com Secretaria de Educação de Educação, realizou nesta quinta-feira (18), na Creche Tia Dorotea, o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade visa através de ações lúdicas e divertidas conscientizar as crianças da Creche sobre a prevenção de qualquer tipo de violência.

A Coordenadora de Educação Infantil, Izânia Feitosa, comentou sobre a realização das ações educativas do Maio Laranja. “As ações de hoje tratam dessa data 18 de maio, o maio laranja, que é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. São ações para conscientizar sobre esse tipo de violência. Na próxima semana serão desenvolvidas mais ações em outras escolas municipais.

Coordenadora da Educação Infantil, Izânia Feitosa (Foto: Iaquelly Sousa)

A Secretária da Semtas, Wiânika Alencar, explicou como se darão as ações de hoje. “Nós vamos, hoje, abranger em torno de 300 crianças, para estarmos fazendo uma ação bem leve, voltada para a idade deles, conscientizando-os desde criança o que é permitido, e o que não é permitido. A comunicação com os pais também, vamos estar frisando para eles a importância de conversar com o papai e a mamãe, e estar dizendo o que se passa na sua vida, seja no colégio, seja na casa do vizinho, seja na casa do titio. Enfim, a gente está levando essa temática não só no dia de hoje, mas nós vamos estar realizando durante semana e na próxima nos Cras tanto para crianças e adolescentes, quanto para os pais”, explicou a secretária.

Secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar (Foto: Iaquelly Sousa)

Representando a secretária de educação, a professora Maria Inês da Costa destacou o apoio da Secretaria de Educação e explicou como as ações vão servir de comprovação para pontuar para o Selo Unicef. “Inicialmente em todo mês de maio, os municípios participantes do selo, juntamente com as três secretarias, de Saúde, Educação e Assistência Social desenvolvem essas ações voltadas para a questão do 18 de maio. Então, é de suma importância não somente para nossas crianças, mas também para o município que está garantindo o direito da criança e do adolescente. A ação do dia 18 de maio é uma pontuação para o selo Unicef, que nós iremos apresentar na plataforma Crescendo Juntos, que é a plataforma do selo nacional, com comprovação através de relatórios e fotos, ou seja, comprovar que o município está cumprindo com a lei”, finalizou.

Professora Inês Cotsa (Foto: Iaquelly Sousa)

Veja mais imagens!

Acompanhe na íntegra as entrevistas!