CRAS Itinerante

SEMTAS leva o CRAS Itinerante ao Bairro Morada Sol

O CRAS Itinerante tem como objetivo levar ações e serviços para as famílias que residem em locais distantes do Centro de Referência de Assistência social (CRAS).

/ CCOM / quarta-feira, 4 maio , 2022

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, esteve, na última terça-feira(03), no bairro Morada Sol realizando o CRAS Itinerante.

CRAS itinerante no Bairro Morada do Sol.(Arquivo pessoal).

O CRAS itinerante tem como objetivo levar ações e serviços para as famílias que residem em locais distantes do Centro de Referência de Assistência social (CRAS), que atualmente ficam localizados no Bairros Morada Nova e Parque de Exposição.

Durante a ação realizada na quadra do Bairro Morada do Sol foram levados os serviços e  as ações do SCFV para a comunidade, e também foram efetuados os cadastros e atualização de mais de 30 idosos para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Segundo a secretária Wiânika Alencar, a ação é uma forma de dar mais acessibilidade aos serviços oferecidos pelo SCFV.  “Estamos levando essa atividade para o bairro, pela questão de acessibilidade, pois é uma forma dos idosos daquela região terem a oportunidade de realizarem seus cadastros”, disse a secretária.

Secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar, (Foto: Jackelany Vasconcelos)

A Secretária destacou ainda, que as ações do CRAS Itinerante irão acontecer semanalmente em diferentes localidades.

O que é Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.