Cadastro itinerante

Semtas realiza Cadastro Único itinerante na zona rural de Picos

/ CCOM / segunda-feira, 4 abril , 2022

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social,  está realizando o cadastro único itinerante. A iniciativa pretende facilitar o acesso dos beneficiários aos programas sociais.

Secretária Wiânika Alencar acompanha os cadastros

“Foi um pedido do prefeito Gil Marques de Medeiros para que levássemos esse serviço para perto das pessoas na zona rural, para que elas possam receber os programas do Governo Federal”, explica Wiânika Alencar, Secretária do Trabalho e Assistência Social de Picos.

Cadastro facilita a vida dos usuários

O Cadastro Único Itinerante teve início ainda na semana passada na localidade Oitis, região que abrange a comunidade de Torrões, entre outras. Hoje, 04, as equipes da Semtas estão na localidade Tabuleiro dos Pios. O Cadastro acontece na Escola Municipal Francisco Pio Irmão. Segundo a produtora rural, Maria dos Santos, o cadastro itinerante traz conforto aos beneficiários, pois as pessoas estão atualizando seus cadastros na porta de casa.

Cadastro facilita a vida dos usuários

“É muito bom. Facilita bastante para a gente. Só de não termos que ir em Picos, é ótimo”, comenta a beneficiária que atualizou o cadastro no dia de hoje.

Cadastro facilita a vida dos usuários

Segundo a secretária Wiânika Alencar, o Cadastro Único Itinerante se estenderá por toda zona rural do município picoense. O referido cadastro é realizado na sede do CRAS e também na sede do Auxílio Brasil, no Centro Administrativo, bairro Canto da Várzea. As equipes estão cadastrando beneficiários nas localidades da zona rural de 8h às 14h.

Cadastro facilita a vida dos usuários

“Iremos, no decorrer dos próximos dias, priorizar a zona rural. Fico muito feliz, pois vejo que as comunidades estão participando e agradecendo. Nosso objetivo é levar conhecimento e oportunidade para todas as pessoas que se encaixam nos critérios do Cadastro Único”, pondera a gestora.

Cadastro Único

O programa da Secretaria Nacional do Cadastro Único – SECAD é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.