CMDPI (Biênio 2021-2024)

SEMTAS e CMDPI realizam Fórum Virtual para escolha das entidades da Sociedade Civil CMDPI (Biênio 2021-2024)

“A causa da pessoa idosa precisa ser abraçada pela sociedade. E essa sociedade está aqui hoje, representada por todos nós. Precisamos juntos, fazer valer os direitos das pessoas idosas".

/ CCOM / quinta-feira, 2 setembro , 2021

Foi realizado ontem 01 de setembro, às 10h, pela plataforma Google Meet, o Fórum Virtual para escolha das entidades representantes da sociedade civil, para composição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI (biênio 2021 a 2023).

O Fórum, previsto no Edital SEMTAS/CMDPI nº 001, de 11 de agosto de 2021, organizado pela Comissão Eleitoral responsável pelo processo, com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, teve a participação das seguintes representações: entidades inscritas no certame(com candidaturas deferidas); Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SEMTAS; Procuradoria Geral do Município; Ministério Público, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa; Ordem dos Advogados do Brasil/subseção de Picos-PI e representantes indicados pelas secretarias municipais, para comporem os assentos governamentais no referido Conselho.

Em cumprimento aos critérios estabelecidos no Edital supracitado, para os quais as entidades se inscreveram e, após votação aberta conduzida pela Comissão Eleitoral, foram eleitas as seguintes: Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí – FAMCC; Instituto Brasileiro de Capoterapia – IBC; Cáritas Diocesana de Picos e Pastoral da Pessoa Idosa de Picos.

A instituição Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Subseção de Picos, que também compõe o lado não governamental no CMDPI, por expressa determinação da Lei Municipal nº 3068, de 09 de março de 2021, já tem assento direto, não se submetendo à votação em questão.

Finda a votação, o Procurador Geral do Município, Antônio José de Carvalho Júnior, representando no ato, o Prefeito Municipal Gil Marques de Medeiros, deu posse aos representantes das entidades eleitas e aos representantes das secretarias municipais.

O Promotor de Justiça, Antônio César Gonçalves Barbosa, presente ao Fórum, destacou a grande demanda de situações de violação de direitos recebida pelo Ministério Público na região de Picos e a necessidade do envolvimento de todos na luta pelo cumprimento dos direitos da pessoa idosa.

“Devemos todos, sejam representantes do poder público, sejam agentes da sociedade civil, irmanados, estabelecer vínculos, contatos, socializar informações, experiências, com o objetivo maior de, justamente, zelar pelo cumprimento dos direitos da pessoa idosa”, comenta.

A Secretária Municipal  do Trabalho e Assistência Social, Marinalva Lima, durante a sua fala, destacou que a causa da pessoa idosa deve ser sustentada pela sociedade.

“A causa da pessoa idosa precisa ser abraçada pela sociedade. E essa sociedade está aqui hoje, representada por todos nós. Precisamos juntos, fazer valer os direitos das pessoas idosas”, argumenta a gestora.

O Presidente da Comissão Eleitoral Francisco Zacarias Teixeira, destacou a importância do evento para o município e o início de um novo ciclo de trabalhos para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Picos.

“É muito importante essa eleição para a nossa sociedade como um todo. A eleição é uma ferramenta de renovação em todos os aspectos”, avalia.

Confira outros debatedores do Fórum: