Outubro Rosa

SEMTAS realiza palestra acerca da prevenção do câncer de mama com mulheres assistidas pelo CRAS Parque de Exposição

Outubro Rosa O CRAS PARQUE de EXPOSIÇÃO apoia essa luta.

/ CCOM / quarta-feira, 27 outubro , 2021

 

 

Em continuidade às ações em alusão ao “Outubro Rosa” , a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou na manhã hoje 27, atividades sobre a campanha. O momento aconteceu no CRAS Parque de Exposição.

A acolhida foi ministrada pelo educador físico Weslley Fábio Lourenço da silva com uma aula de dança. Em seguida, as estudantes do curso de Enfermagem da UESPI, Rayla Beatriz, Ylana Nunes e Maria Irene, executaram o “Projeto de Apóio e Intervenção à Saúde da Mulher”, idealizado e coordenado pela professora, Gerdane Celene, Doutora em Enfermagem.

A execução do projeto ocorreu através de uma roda de conversa sobre o Outubro Rosa , que é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, câncer de colo do útero e ovário.

Segundo a Secretária Marinalva Lima, comentou sobre a importância do evento junto ao público feminino quando da prevenção de doenças, sobretudo o câncer de mama.

“A importância dessa conscientização que a prevenção ainda é o melhor caminho. Os cuidados como não deixar de ir ao médico, fazer o auto exame, cuidar da alimentação tudo isso é prevenção e não ter vergonha de procurar ajuda”, pontua a gestora.

Dentre os assuntos abordados, os fatores de risco foram um dos destaques. Indicadores como idade superior aos 40 anos, histórico pessoal e familiar de câncer, período menstrual iniciado cedo e encerrado tardiamente, mulheres que não tiveram filhos ou que tiveram bebês após os 35 anos merecem atenção e cuidados.

Há comprovação científica de que a atividade física traz menor risco de câncer de mama e proporciona um tratamento mais eficaz.

Ao final, as Orientadoras do SCFV ( Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), fizeram uma peça teatral ressaltando a importância do diagnóstico precoce.

Veja imagens do evento: