Setembro Amarelo

SEMTAS realiza palestra sobre combate ao suicídio no bairro Morada Nova

Profissional da psiquiatria alertou sobre a participação da comunidade diante de temas voltados para o Setembro Amarelo.

A ação reuniu diversos moradores do bairro (Foto: Roberto Oliveira)

/ CCOM / quinta-feira, 22 setembro , 2022

Por: Roberto Oliveira

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, realizou na manhã de hoje, 22, palestra em alusão ao Setembro Amarelo. O evento aconteceu nas dependências do CRAS Morada Nova e contou com a participação da comunidade local, além de profissionais de Saúde do Município.

O Setembro Amarelo, é o mês, dedicado à prevenção ao suicídio. Engloba uma campanha a qual teve seu iniciou no nosso país ainda em 2015. O mês de setembro pretende especificamente, conscientizar as pessoas sobre o suicídio, evitando o seu adoecimento.

Nesse sentido, a psiquiatra Géssica Andrade, em sua palestra aos participantes, alertou para a importância da participação da comunidade diante de temas reunidos em volta do Setembro Amarelo, o que referencia a saúde mental como bem fundamental ao ser humano.

“A nossa saúde mental é um todo! É você se sentir bem consigo mesmo, é você ter qualidade de vida, estar mais tranquilo. A importância desta palestra é sensibilizar as pessoas para quebrarem o preconceito do que se está sofrendo, não para sofrer calado e sozinho. As pessoas podem anunciar que precisam de ajuda para quebrar esse preconceito”, lembra a psiquiatra.

Psiquiatra, Géssica Andrade (Foto: Roberto Oliveira)

O evento reuniu público variado, desde crianças e adolescentes, a idosos. Segundo comenta o Coordenador do CRAS Morada Nova, Péricles Pires, esse tipo de evento busca esclarecer a sociedade acerca da saúde mental, além de combater eventuais práticas de suicídio em todas os estratos sociais.

“O setembro amarelo é importantíssimo, até mesmo pela grande ocorrência de suicídios que ocorrem no Piauí, quanto no país. Infelizmente os números só crescem, e cada vez mais temos que trabalhar esse tema, na busca pelo apoio e amparo para a nossa sociedade”, pontua o Coordenador.

Profissionais se empenharam na realização do momento informativo (Foto: Roberto Oliveira)

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!