Semtas realiza palestra sobre prevenção do câncer de mama

/ CCOM / terça-feira, 26 outubro , 2021

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990. O símbolo da prevenção ao câncer de mama é o laço cor-de-rosa.

A data é celebrada no Brasil e no exterior. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização acerca do câncer de mama, onde se deve contribuir também na redução da incidência e mortalidade pela doença.

Em alusão à data, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou na manhã de hoje, palestra que tratou da prevenção e cuidados em combate ao câncer de mama. O evento ocorreu no CRAS do bairro Morada Nova e contou com a presença da comunidade feminina local.

“É muito importante essa conscientização junto às mulheres. O Otubro Rosa representa uma luta em combate ao câncer de mama, auxiliando a mulher a se prevenir e se cuidar. Esse é o papel do município, auxiliar as mulheres na luta contra o câncer de mama, e o prefeito Gil Marques de Medeiros tem nos dado apoio nessa luta”, salienta Marinalva Lima, Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Picos.

A enfermeira Jaísa Nunes ministrou uma palestra com mulheres do bairro Morada Nova acerca dos cuidados e prevenção contra o câncer de mama e que a a disseminação de informações sobre o tema fortalece o combate à doença.

“Eu acredito que a prevenção tem que ser disseminada como forma de educação em saúde. A informação é uma grande arma em combate a essa doença. É muito importante prevenir. Nosso trabalho é fazer educar para que essas mulheres possam disseminar em sua casa e outros lugares”, acredita.

A palestra sobre prevenção e cuidados contra o câncer de mama aconteceu na manhã de hoje 26, no CRAS do bairro Morada Nova, é uma alusão ao Outubro Rosa.

Veja imagens da palestra: