Roda de Conversa

Semtas realiza roda de conversa com idosos do bairro Morada do Sol

O evento aconteceu na Quadra de Esportes do bairro e reuniu idosos que puderam se informar sobre os tipos de violência contra os próprios idosos.

Roda de conversa reuniu diversos idosos do bairro (Foto: Roberto Oliveira)

/ CCOM / segunda-feira, 13 junho , 2022

Por: Roberto Oliveira

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, realizou na manhã desta segunda-feira, 13 de junho, uma roda de conversa com idosos do bairro Morada do Sol. A intenção é alertar a sociedade e os próprios idoso, sobre as violações dos direitos dos mesmos.

A Secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar, foi uma das principais idealizadoras da ação. A gestora alerta que qualquer tipo de violência é crime, principalmente contra a população idosa. “Nesse encontro, falamos dos Direitos da pessoa idosa, sobre os tipos de violência, e sobre os meios que eles podem utilizar para denunciar violações”, pontua a gestora.

Secretária de Trabalho e Assistência Social, Wiânika Alencar, foi uma das idealizadoras da ação (Foto: Roberto Oliveira)

Segundo o Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Zacarias Teixeira, a função dos órgãos públicos é fiscalizar e buscar meios de combater quaisquer formas de violência contra o idoso, promovendo seu bem-estar. O gestor lembra ainda que tanto a omissão, quanto a agressão contra o idoso, são crimes expressos em Lei. “A omissão de quem vê maus tratos, assim como, a sua própria prática de agressão ao idosos, são crimes previstos em Lei. É importante que as pessoas denunciem”, destaca Zacarias Teixeira.

Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Zacarias Teixeira (Foto: Roberto Oliveira)

Os crimes de violência contra a pessoa idosa podem ser denunciados de forma anônima, pelo ‘disk 100’, de âmbito nacional. Já no município de Picos, o telefone para denúncias é o (89) 9 9988-47179.

O objetivo central do dia 15 de junho, é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. A psicóloga Graça Moura, chamou a atenção para os traumas causados pelas diferentes formas de violência contra o idoso, sejam elas, desde a violência psicológica, à violência física.

“Essa é uma das formas de chamar a atenção da sociedade para o respeito com o idoso. Nossos idosos são vítimas de todo tipo de violência, seja financeira até a psicológica. Essa conversa interessa a todos. É importante que a gente pare e pense no respeito à pessoa idosa”, conclui Graça Moura.

Psicóloga, Graça Moura, trouxe contribuições para a roda de conversa (Foto: Roberto Oliveira)

O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data reconhecida, em 2011, pela ONU (Organização das Nações Unidas) após mobilização da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!